Dia do Milho, conheça mais sobre essa cultura milenar

PARTILHAR
Foto: Divulgação

O uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo

Hoje é Dia do Milho, uma das culturas mais antigas do mundo, com evidências de que ela seja cultivada há mais de 7 mil anos. Com origem nas Américas, o milho foi levado para a Europa, na época dos Descobrimentos, e até chegar, nos anos 1970, ao Mato Grosso, maior produtor do cereal no Brasil, muita história já foi descoberta sobre essa planta, de grande valor comercial em todo o mundo.

Vamos conhecer algumas curiosidades sobre o milho?

  • Atualmente, Mato Grosso é o maior produtor do cereal no país, com uma produção de 21 milhões de toneladas por safra. Em 2023, seu cultivo deve atingir 5,7 milhões de hectares.
  • O milho é responsável por 6% das calorias consumidas pela população humana em todo mundo, sem contar a ração animal e os alimentos processados.
  • O uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo.
  • Depois de seu valor alimentício tornar-se conhecido, passou a ser plantado em escala comercial e espalhou-se desde a latitude de 58º Norte (União Soviética) até 40º Sul (Argentina).
  • O ancestral do milho era uma planta mexicana com poucos grãos que se soltavam facilmente da espiga e uma casca praticamente intransponível.
  • Pesquisadores descobriram que “seres humanos já usavam e manipulavam a forma selvagem do milho, um capim chamado teosinto, por volta de 9 mil anos atrás no México”, segundo o antropólogo Logan Kistler, do Instituto Smithsonian, Estados Unidos.
  • Os índios são um dos grandes responsáveis pela chamada domesticação do milho, quando este chegou na Amazônia.

Fonte: Aprosoja, Embrapa, Fapesp

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com