Com quase 1 milhão de toneladas produzidas e exportações dobrando de tamanho, atividade deixa de ser promessa para se tornar pilar essencial da economia
Se o Brasil é o celeiro do mundo, seus rios e mares confirmam-se hoje como a nova fronteira de riqueza nacional. Nesta sexta-feira, 21 de novembro, ao celebrarmos o Dia Mundial da Pesca 2025, o sentimento no campo e nas águas não é apenas de comemoração, mas de dever cumprido.
O setor, que por anos operou à margem das grandes commodities, agora senta à mesa principal do agronegócio, apresentando números de gente grande e uma tecnologia que causa inveja ao mundo.
Os números do Dia Mundial da Pesca 2025
A aquicultura brasileira vive o seu momento de ouro. Esqueça a imagem do tanque improvisado; hoje falamos de zootecnia de precisão submersa. Segundo dados consolidados do mais recente Anuário da Peixe BR, o Brasil atingiu a marca histórica de 968.745 toneladas de peixes de cultivo.
Esse volume não representa apenas alimento; representa PIB. A tilápia, carro-chefe dessa revolução, consolidou o Brasil como o 4º maior produtor mundial da espécie, atrás apenas da China, Indonésia e Egito. O produtor rural brasileiro provou, mais uma vez, que com tecnologia e genética, é imbatível na produção de proteína animal.
A Explosão das Exportações: O Mundo Compra o Brasil
Se o mercado interno garante a base, o mercado externo garante a rentabilidade e o prestígio. O dado que mais chama a atenção nas análises deste Dia Mundial da Pesca 2025 é o desempenho internacional.
As exportações da piscicultura brasileira cresceram impressionantes 112% no faturamento no primeiro semestre deste ano, comparado ao período anterior. O mundo descobriu a qualidade da nossa água e a seriedade do nosso manejo sanitário. A tilápia brasileira virou produto premium nos Estados Unidos, competindo de igual para igual — e muitas vezes ganhando — dos concorrentes asiáticos. Isso significa dólar entrando na conta do produtor e desenvolvimento para os municípios do interior.
O Brasileiro Come Mais Peixe
Celebrar esta data também é olhar para a saúde do consumidor. O trabalho incansável da cadeia produtiva para popularizar o peixe surtiu efeito. O consumo per capita no Brasil avança e já gira em torno de 10 kg por habitante/ano, segundo estimativas cruzadas da FAO e associações do setor.
Ainda temos muito a crescer para alcançar a média mundial (que supera os 20kg), mas a presença cada vez maior de peixes nativos (como Tambaqui e Pintado) e da Tilápia na merenda escolar e no varejo mostra que o peixe deixou de ser prato de “Semana Santa” para virar rotina na mesa das famílias.
Homenagem a Quem Produz
A tecnologia é vital, mas a alma do negócio é gente. Hoje, o Portal Compre Rural presta sua homenagem ao pescador artesanal, que mantém viva a cultura dos nossos litorais e rios, e ao aquicultor empresarial, que enfrenta a burocracia ambiental e a oscilação dos custos de produção (especialmente soja e milho) com coragem.
São vocês que transformam lâmina d’água em emprego. São vocês que fazem do Brasil uma potência azul.
O Futuro é Agora
Ao encerrarmos as celebrações deste Dia Mundial da Pesca 2025, a mensagem é clara: a pesca e a aquicultura não são o “agro do futuro”. Elas são o agro do presente. Com sustentabilidade, respeito às normas ambientais e uma produtividade recorde, o setor prova que preservar e produzir caminham juntos.
Parabéns a todos os produtores! O Brasil se orgulha da força que vem das águas.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Vai pescar? Conheça as principais técnicas para ter sucesso na pescaria
- Inteligência artificial contribui para uma Aquicultura sustentável
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.