
Os Diálogos pelo Clima ocorrerão nos seis biomas brasileiros, e as diferentes contribuições serão consolidadas em um documento-síntese a ser entregue, no fim do circuito.
Em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), a COP30, a Embrapa promove nesta quarta-feira (2), no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM), a quarta edição dos Diálogos pelo Clima, circuito de eventos que está percorrendo todos os biomas brasileiros com o objetivo de ampliar e aprofundar o debate público acerca das mudanças climáticas.
Desta vez, representantes de órgãos governamentais, instituições científicas, universidades, empresas públicas e privadas, formadores de opinião e demais lideranças irão discutir as soluções mais adequadas à realidade da Amazônia. Para a palestra de abertura, está confirmado o nome do cientista Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por avaliar a ciência relacionada ao tema.
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, é a anfitriã do evento e falará sobre a cooperação entre governo, instituições de ciência e tecnologia, setor produtivo, organismos internacionais e sociedade civil na Jornada pelo Clima e nos Diálogos pelo Clima.
Em seguida, haverá apresentações técnicas e mesas-redondas sobre comunidades tradicionais e sistemas agroalimentares resilientes na Amazônia, e também sobre o papel da pesquisa diante dos desafios impostos pelas mudanças do clima no bioma.
A programação será encerrada no final da tarde com uma roda de conversa a respeito de como levar a Amazônia para a COP30.
Acompanhe aqui a transmissão on-line do evento: Manhã e tarde
Diálogos pelo Clima
Os Diálogos pelo Clima ocorrerão nos seis biomas brasileiros, e as diferentes contribuições serão consolidadas em um documento-síntese a ser entregue, no fim do circuito, ao embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30. A intenção é que as contribuições subsidiem a formulação de políticas públicas e apoiem os negociadores brasileiros durante a conferência, a ser realizada de 11 a 20 de novembro em Belém (PA). Já foram realizados eventos nos biomas Cerrado e Pantanal.
Jornada pelo Clima
O circuito de eventos compõe a Jornada pelo Clima, projeto de grande envergadura da Embrapa que evidencia a ciência na agropecuária brasileira como um pilar essencial para a transformação sustentável.
O Diálogos pelo Clima Bioma Amazônia conta com o patrocínio Master do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), patrocínio Biomas do Ministério da Pesca e Aquicultura, patrocínio Bioma Local da Caixa Econômica Federal e apoio institucional do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Serviço
Data: 02/07/2025 (quarta-feira)
Horário: 9h às 17h30 (horário de Manaus; 10h às 18h30, pelo horário de Brasília)
Local: Bosque da Ciência – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) – Av. Bem-Te-VI, s/n – Petrópolis, Manaus
Programação: www.embrapa.br/cop30/dialogos-pelo-clima-amazonia
VEJA TAMBÉM:
- Haddad: mercado tem apetite por linhas de crédito para recuperação de pastagens
- Plano Safra 2025/26: Moderfrota empresarial terá R$ 9,5 bilhões
- Plano Safra: nosso objetivo é consolidar o Brasil como celeiro do mundo, diz Lula
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.