Duas caçadas de javalis com desfechos diferentes no interior de Goiás

Homem é atingido por tiro acidental na região da cabeça, disparado por um amigo, durante caçada de javalis no interior de Goiás

Um homem, de 29 anos, levou um tiro acidental, disparado por um amigo, de 60 anos, durante uma caçada de javalis, em uma fazenda localizada, em Santo Antônio do Rio Verde, distrito de Catalão. O fato ocorreu na terça-feira (16), por volta das 19h30.

A Polícia Militar foi acionada e deslocou-se até ao hospital São Nicolau, onde a vítima teria dado entrada, ferida por arma de fogo. O autor do disparo relatou para a Polícia Militar, que estava caçando ”javali”, juntamente com a vítima, em uma fazenda próxima à comunidade dos Martírios.

Durante a caçada, eles se distanciaram um do outro, e em um momento de distração, ele efetuou um disparo acidental com sua espingarda cbc, calibre 36, e no mesmo instante, teria ouvido a vítima gritando e pedindo socorro, pois havia sido atingida com o disparo na cabeça.

De imediato, o autor trouxe a vítima para Catalão, para atendimento médico. Ao ser indagado sobre os dados da espingarda e a documentação, ele disse que não possuía registro da arma. De posse dessas informações, a PM conduziu o homem para a Central de Flagrantes de Catalão para os procedimentos legais. Ele se prontificou a fazer apresentação espontânea para esclarecer os fatos.

A vítima realizou um exame de tomografia e foi observado que havia duas esferas de chumbo, tamanho pequeno, alojadas entre o couro cabeludo e o crânio, sendo a lesão superficial.

Thiago Batista de Souza Vieira tinha 31 anos e morava em Jataí — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em outro acidente, Thiago Batista de Souza Vieira perdeu a vida. Ele morreu depois de ser atingido por tiro acidental disparado por amigo durante caça a javalis. Thiago tinha 31 anos e morava em Jataí. Advogado do autor do disparo afirma que ele está muito abalado com a situação.

O acidente aconteceu no início desse mês, em uma propriedade às margens da G0-306. A Polícia Civil investiga o caso. Segundo testemunhas contaram à polícia, um dos homens, de 38 anos, foi manobrar a arma e durante a manobra atirou acidentalmente contra Thiago e atingiu as duas pernas dele. O suposto autor do disparo foi procurar ajuda em uma sede de uma fazenda próxima, mas quando a ajuda chegou, a vítima já estava sem vida.

Arma apreendida em Serranópolis, Goiás
Arma apreendida em Serranópolis, Goiás — Foto: Reprodução/PCGO

Conforme relato de uma testemunha à Polícia Militar, após a morte de Thiago, o suposto autor do disparo ficou desesperado e fugiu do local.

A Polícia Civil e a Polícia Técnico-Científica foram acionadas para os procedimentos legais. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jataí. Além disso, uma arma foi apreendida.

O caso segue em investigação. Segundo a Polícia Civil, foi registrado como homicídio culposo, que é quando não há intenção de matar.

controlador de javalis no estado de sao paulo
Imagem Ilustrativa

A Associação Aqui Tem Javali alerta sobre as caçadas ilegais

A confiança de muitos que se acham na condição de “mais velhos e experientes” tem também gerado diversos acidentes com armas de fogo, as regras de manuseio são pra todos e salvam vidas! Está evidente que não era uma caçada de javalis a ser realizada por pessoas legalmente habilitadas.

A Associação Brasileira de Caçadores defende a ampliação das espécies regulamentadas incluindo pombas e perdizes, bem como a educação e acesso legalizado as armas de fogo para que acidentes como esse não se repitam.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM