Duas regiões entram em alerta para fortes temporais; veja quais

Nos próximos dois dias, o clima continuará abafado em toda a região, favorecendo pancadas de chuva, especialmente em áreas algumas áreas específicas, onde trovoadas podem ocorrer a qualquer momento; veja a previsão

Desde meados de fevereiro, o estado do Acre tem enfrentado uma situação alarmante devido às fortes chuvas que têm assolado a região. O nível do rio Acre atingiu a marca de 17,75 metros, registrando a segunda maior cheia da história de Rio Branco, a capital.

Diante desse cenário crítico, o governador Gladson Cameli anunciou a decretação de situação de emergência em 19 dos 22 municípios acreanos afetados pela inundação. As previsões meteorológicas não trazem boas notícias, indicando que as chuvas devem persistir nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A infiltração marítima no Nordeste está contribuindo para a formação de nuvens carregadas desde o norte até o sul de diversos estados, incluindo Bahia, Maranhão e Piauí.

Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, explica que a atuação da Zona de Convergência Intertropical está ampliando o volume de chuvas na região, mantendo o nível do Rio Acre elevado mesmo com uma possível diminuição da intensidade das pancadas na capital.

Nos próximos dois dias, o clima continuará abafado em toda a região Norte, favorecendo pancadas de chuva, especialmente em áreas como Roraima, sudeste do Pará e norte do Tocantins, onde trovoadas podem ocorrer a qualquer momento.

A situação se agrava também em outras localidades. No Sul do Brasil, a instabilidade do tempo afeta a instalação da segunda safra de milho, com previsões indicando um aumento das chuvas, o que pode inviabilizar os trabalhos de campo.

Diante desses desafios, medidas urgentes estão sendo tomadas para minimizar os impactos das enchentes e garantir a segurança da população afetada.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM