E-book mostra uso sustentável da água na agricultura

E-book mostra uso sustentável da água na agricultura

PARTILHAR
Irrigação-por-sulcos-utilizando-politubos
Foto: WR Assessoria Agrícola

No Dia Mundial da Água, a Embrapa lançou no 8º Fórum Mundial da Água, o e-book “Água e Saneamento – Contribuições da Embrapa” mostrando os 45 anos de pesquisa do uso sustentável da água na agricultura

O lançamento foi realizado no Auditório da Casa Brasil, no espaço de exposições, localizado na infraestrutura do Fórum Mundial da Água. Em formato de e-book, a publicação apresenta as contribuições da Embrapa, ao longo de seus 45 anos, para o 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Em abril estão previstos o lançamento de outras 17 publicações eletrônicas, onde a Empresa abordará suas contribuições no campo da ciência e das soluções tecnológicas ofertadas à sociedade para cada um dos 17 ODS.

Durante o lançamento, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, disse que “em 2050, a expectativa é por uma população de 9 bilhões de pessoas. A população exige cada vez mais soluções tecnológicas para a produção de alimentos, inclusive o uso racional da água. E explicou que “o e-book marca parte de um grande esforço que a Embrapa no sentido de agregar a nossa rede de parceiros em torno da agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – da ONU”.

Dividida em 9 capítulos, escritos por 35 pesquisadores, a obra traz informações sobre como a Embrapa e seus parceiros têm contribuído para a gestão eficiente dos recursos hídricos no território brasileiro. Manejo sustentável, saneamento e governança, qualidade, escassez e uso eficiente dos recursos hídricos, reuso de efluentes domésticos tratados na horticultura, coleta e armazenamento de água de chuva para uso agrícola são alguns dos temas tratados no e-book (em formato epub) que pode ser baixado gratuitamente no Portal Embrapa no seguinte endereço:

embrapa.br/agua-na-agricultura

Produzir mais com menos

O pesquisador da Embrapa Cerrados, Jorge Werneck Lima, especialista em hidrologia e um dos coordenadores técnicos da publicação, destacou a importância da obra: “ela permite que a Empresa reúna em um único volume diversos trabalhos no campo da irrigação, da qualidade da água e do saneamento”. Para Werneck, a pesquisa deve contribuir para que se busque o melhor uso da água, produzindo mais com menos e gerando menos impactos para o meio ambiente.

Werneck diz que ainda é um desafio conectar tecnologias verdes em obras cinzas – relacionadas a obras de esgoto sanitário e lodo – e de cimento. “Por isso a importância de apresentar informações e soluções tecnológicas, alinhadas com políticas públicas, como os conteúdos que estão na publicação, destacou”. Werneck é atualmente diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Werneck exemplificou destacando as fossas sépticas biodigestoras como solução tecnológica de fácil instalação e baixo custo, que trata o esgoto do vaso sanitário (ou seja, somente a água com urina e fezes humanas) de forma eficiente, além de produzir um efluente que pode ser utilizado no solo como fertilizante.

Sônia Lopes, pesquisadora da Embrapa Solos, Unidade de Execução e Pesquisa de Recife (UEP Recife), destacou que a publicação irá contribuir para todos os níveis da agricultura, desde o agronegócio até a agricultura familiar e em diferentes biomas. “São 45 anos de estudo da Embrapa nesse tema”. Especificamente para o Semiárido, onde a pesquisadora tem estudos, são inúmeras tecnologias para o produtor rural que vive em ambientes de escassez de água, entre eles, o Sisteminha Embrapa, a barragem subterrânea, a cisterna, o sistema de irrigação para pequenos agricultores. “Um acervo enorme que está disponível para a sociedade”, enfatiza.

-- conteúdo relacionado --
Danone e Sebrae/RJ lançam projeto para desenvolvim... O projeto permitirá aos agricultores em torno da bacia hidrográfica uma transição para uma agricultura 100% livre de agrotóxicos Na Reserva Biológica...
Os produtores usam água de forma responsável No evento sobre utilização da água, presidente da CNA defende posição dos produtores na sua forma de utilização. Ao discursar na abertura do evento p...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com