
Paolinelli é apontado como um dos maiores nomes da agricultura brasileira, o ex-ministro da Agricultura está internado em estado grave na capital de Minas Gerais. Em 2021, Paulinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
O professor e ex–ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, de 86 anos, está internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. O ex-ministro Alysson Paolinelli realizou uma cirurgia e o período pós-operatório foi marcado por complicações. Segundo informações da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO), Paolinelli está internado em Belo Horizonte, Minas Gerais, com problemas de saúde, devido complicaçoes pós-cirurgicas.
Há alguns meses, Paolinelli fez uma cirurgia e colocou uma prótese no quadril. Após o procedimento, ele teve uma gripe muito forte, que levou à uma pneumonia, que afetou gravemente sua saúde e o deixou fragilizado. As medicações para o restabelecimento da cirurgia comprometeram os rins e também levaram a outras complicações do aparelho respiratório. Ele está há um mês hospitalizado. Uma fonte próxima ao ex-ministro afirma que o quadro atual é irreversível.
O presidente institucional da Abramilho, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, 86 anos, encontra-se internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG). Neste sábado (24/07), ele recebeu a visita do governador Romeu Zema.
“Contamos com as orações de todos para que, em breve, ele se recupere totalmente e esteja em casa com familiares e amigos. Agradecemos todas as mensagens de apoio e informaremos qualquer atualização do seu quadro de saúde”, diz uma nota da Abramilho, divulgada nesta segunda-feira (26).
Nascido em 1936, Paolinelli é mineiro de Bambuí e formou se agronomia em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras. Em 2021, Paulinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
Engenheiro agrônomo e professor universitário, Alysson Paolinelli é apontado por muitos como um dos maiores nomes da agricultura brasileira e grande defensor da segurança alimentar mundial. Ele é um dos principais responsáveis pela introdução da tecnologia na produção agrícola, contribuindo para que o Brasil se tornasse uma potência no setor.
Paolinelli idealizou o Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), que serviu de base para a criação da Epamig, da Embrapa e do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA).
Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas e criou incentivos e inovações tecnológicas que colaboraram para que o estado de Minas Gerais se tornasse o maior produtor de café do Brasil. Foi ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979.
Nesse período, Paulinelli modernizou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e promoveu a ocupação econômica do Cerrado. Foi filiado ao PSD, Arena, PDS e PFL. Por este último elegeu-se deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 1986, fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988.
Alysson Paulinelli sempre foi incentivador da pesquisa, ciência e tecnologia. Implantou um programa de bolsa de estudos para estudantes brasileiros em diversos centros de pesquisa em agricultura pelo mundo, como por exemplo nos Estados Unidos. Após deixar o ministério, foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, deputado constituinte e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Alysson Paulinelli é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Profissionais do setor têm transformado produtores rurais em gestores estratégicos, multiplicando produtividade, eficiência e lucro sem a necessidade de propriedade direta Continue Reading Como prosperar no agronegócio mesmo sem possuir terras? Parceria inédita une governo, pecuaristas e tecnologia para expandir o uso de cercas virtuais, beneficiando milhares de produtores em áreas administradas pelo BLM. Continue Reading Parceria histórica leva tecnologia de cercas virtuais a fazendeiros nos EUA A linha de capital de giro a gastos operacionais tem prazo de até cinco anos, incluindo até um ano de carência, disse Barbosa. Continue Reading Plano Brasil Soberano terá ao todo 4 linhas de crédito, detalha diretor do BNDES A entidade avalia que o plano traz “ônus” aos produtores rurais sem reconhecer os benefícios do agro na captação de gases ligados ao efeito estufa. Segundo a sócia da Datagro Financial, Carolina Troster, a estrutura permite aos produtores acesso a capital de longo prazo. Continue Reading Datagro e Milenio estruturam FIDC para financiar fornecedor de cana da Bevap Para o milho, a AgResource Brasil estima que o Brasil poderá produzir 138,44 milhões de toneladas na safra 2025/26. Como prosperar no agronegócio mesmo sem possuir terras?
Parceria histórica leva tecnologia de cercas virtuais a fazendeiros nos EUA
Plano Brasil Soberano terá ao todo 4 linhas de crédito, detalha diretor do BNDES
SRB defende revisão do Plano do Clima
Datagro e Milenio estruturam FIDC para financiar fornecedor de cana da Bevap
Safra de soja do Brasil em 2025/26 pode crescer 3% ante ciclo anterior, diz AgResource