
A votação do 2º turno das Eleições 2024 ocorre das 8h às 17h (horário de Brasília) em todo o Brasil, exceto no Distrito Federal. Cerca de 33.996.477 eleitores de 51 municípios voltam às urnas para a escolha de seus prefeitos e vereadores
Neste domingo (27), 33.996.477 eleitores de 51 municípios voltam às urnas para a escolha de seus prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. A votação ocorre das 8h às 17h (horário de Brasília) em todo o Brasil, exceto no Distrito Federal.
Voto obrigatório
Os cidadãos que não votaram no primeiro turno terão a oportunidade de votar no segundo, mesmo que não tenham justificado a ausência anteriormente. A Justiça Eleitoral trata cada turno como uma eleição distinta, portanto, aqueles que não votarem em nenhum dos turnos deverão justificar a ausência em ambas as ocasiões.
A legislação brasileira determina que o voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 e 70 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para todos com mais de 70 anos.
É necessário estar com o título eleitoral em situação regular e mesmo que o nome do eleitor não apareça no caderno de votação da zona eleitoral, ele poderá exercer a cidadania se seus dados eleitorais constarem no cadastro da urna eletrônica de sua zona eleitoral.
Documentação necessária
É necessário apresentar um documento oficial com foto para cumprir seu direito como cidadão. São aceitas as seguintes opções:
- Carteira Nacional de Habilitação (mesmo com validade expirada)
- e-Título
- Carteira de Identidade
- Passaporte
- Carteira de Trabalho
Não é obrigatório levar o título eleitoral, desde que o eleitor saiba o número e o local de votação, que podem ser consultados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.
Segundo a legislação, documentos oficiais sem foto, certidões de nascimento e de casamento não serão aceitos nas seções eleitorais, a fim de se assegurar a identificação adequada das eleitoras e dos eleitores.
Utilização de aparelhos eletrônicos
Durante a votação, é proibido utilizar celulares, câmeras e qualquer dispositivo que possa comprometer o sigilo do voto. Apenas tecnologias assistivas são permitidas, como aparelhos auditivos.
Manifestação de preferências
Os eleitores podem expressar suas opiniões através de bandeiras, broches e camisetas, mas reuniões e propagandas eleitorais no dia da votação são vetadas. A propaganda e o uso de equipamentos de som são considerados crimes.
Transporte de armas
O transporte de armas e munições é proibido nas 24 horas que antecedem e sucedem as eleições, exceto para agentes de segurança em serviço.
Justificativa
Eleitores que estiverem fora do país e não puderem votar devem justificar sua ausência pelo aplicativo e-Título ou pelo site do TSE. O prazo para apresentação da justificativa é de até 60 dias após a eleição.
Divulgação dos resultados
Após o fechamento das urnas, às 17h (horário de Brasília), os resultados das eleições serão divulgados. Isso incluirá a contagem dos votos em branco, nulos e as abstenções. Segundo o TSE, os boletins de urna usados para a totalização estarão disponíveis no site, juntamente com as tabelas que mostram os dados conforme o recebimento.
Com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
Formado pelo presidente do Banco Central (BC) e por seus diretores, o Copom se reúne, por dois dias seguidos, a cada 45 dias.
Continue Reading Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
Calcário agrícola: como usar, quais as vantagens e sua eficiência no solo
Uma prática simples e de baixo custo, mas capaz de transformar radicalmente a produtividade no campo
Continue Reading Calcário agrícola: como usar, quais as vantagens e sua eficiência no solo
BNDES e Finep selecionam 88 projetos para novos centros de pesquisas
De acordo com o BNDES, do total de investimento de R$ 10 bilhões, R$ 8,9 bilhões contará com o apoio do banco e da Finep.
Continue Reading BNDES e Finep selecionam 88 projetos para novos centros de pesquisas
Brasil ganha dez medalhas de ouro na ‘Copa do Mundo do Queijo’; veja lista
Produtores brasileiros brilham na França e consolidam o país entre os grandes do setor. Ao todo, foram dez medalhas de ouro na ‘ Copa do Mundo do Queijo ‘
Continue Reading Brasil ganha dez medalhas de ouro na ‘Copa do Mundo do Queijo’; veja lista
Indicador de etanol hidratado interrompe sete semanas de alta
Distribuidoras realizaram pequenas aquisições fora do mercado paulista. Inclusive, o volume de hidratado captado no spot ao longo da última semana foi o menor da safra 2025/26.
Continue Reading Indicador de etanol hidratado interrompe sete semanas de alta
Comissão aprova criação de fundo de apoio à produção rural feita por comunidades tradicionais
O fundo busca financiar pesquisas e ações para incentivar produção sustentável e agroecológica para venda no Brasil e no exterior.