Em parceria, Embrapa lança linha de ovos caipira

Em parceria, Embrapa lança linha de ovos caipira

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Marca Tecnologia Embrapa chega às gôndolas dos supermercados em linha de ovos que vão de orgânicos a linha de ovos caipira livres de transgênicos

Ovos produzidos pela Korin passam a ter a marca “Tecnologia Embrapa” estampada em suas embalagens. Trata-se dos ovos do tipo caipira, livres de antibióticos e das galinhas poedeiras Embrapa 051. Comum nos produtos destinados aos produtores rurais, a marca agora chega às gôndolas de supermercados para que os consumidores finais possam saber que estão comprando um produto desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os ovos começam a ser comercializados nas lojas da Korin em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e em Brasília/DF.

Equipes da área de Negócios da Embrapa vêm atuando na adaptação de acordos comerciais que permitam ao consumidor final ter a garantia de que o produto que está levando para casa é resultado de anos de pesquisa.

A Korin é a parceira inaugural para a nova forma de reposicionamento de produtos no mercado, após a validação comercial, que é a fase de análise de viabilidade e posicionamento mercadológico dos produtos. Realizada com parceiros da indústria e do varejo, validação comercial representa confiabilidade adicional ao acompanhamento da adoção e facilita o monitoramento do impacto de tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária.

A partir da parceria Embrapa-Korin será possível medir junto ao consumidor final o nível de conhecimento e percepção do trabalho da empresa de pesquisa. Por isso, o rótulo das embalagens com dez unidades de ovos trará a informação de que ali tem produto com genética desenvolvida pela Embrapa – já conhecida dos produtores rurais (vide ao final).

Foto: Levino Bassi

Sobre a Galinha Poedeira 051

As poedeiras Embrapa 051 são galinhas híbridas, resultantes do cruzamento entre linhas Rhode Island Red e Plymouth Rock Branca, selecionadas na Embrapa Suínos e Aves. A rusticidade é uma das principais características das poedeiras por favorecer a adaptação em sistemas menos intensivos, com ótima produção de ovos e longevidade. De acordo com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Elsio Figueiredo, “a vantagem que ela tem sobre outras linhagens do mercado é a de ser mais rústica, adaptada para a produção tanto em aviário como em piquete e sua produção é economicamente viável”.

A Embrapa desenvolveu a Poedeira 051 com a proposta de atender pequenos produtores ou interessados em produzir para nichos de mercado de ovos caipira ou colonial e orgânicos. A produção dessas aves é de ovos de mesa de casca marrom ou vermelhos, com variação na tonalidade o que lhe confere a identidade de caipira.

A poedeira Embrapa 051 produz em média 345 ovos por ciclo produtivo, quatro vezes mais que a média de 80 ovos de uma galinha comum. A galinha também é considerada de duplo propósito, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos. A poedeira se destina a criações semiconfinadas ou agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, a Embrapa 051 tem todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.

Ovos Caipira Embrapa

A genética caipira Embrapa 051 para produção de ovos foi desenvolvida na unidade Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC com o cruzamento de raças selecionadas, com perfis rústicos e que se adaptam a sistemas menos intensivos.

Ovos Livres de Transgênicos

Ovos brancos produzidos por aves alimentadas com ração de grãos de milho e soja não transgênicos. As galinhas são criadas sem nenhum tipo de antibióticos, sejam melhoradores de desempenho ou terapêuticos, e com práticas de bem-estar animal com certificação.

Ovos Caipira Livres de Transgênicos

Ovos vermelhos produzidos por aves alimentadas com ração de grãos de milho e soja não transgênicos. As galinhas são criadas sem nenhum tipo de antibióticos, sejam melhoradores de desempenho ou terapêuticos, e com práticas de bem-estar animal com certificação, além de acesso a piquete a céu aberto (free range). Criação caipira de acordo com a norma ABNT NBR 16437.

Ovos Orgânicos

Ovos produzidos por aves alimentadas com ração 100% orgânica e vegetariana. Criadas livres de antibióticos como melhoradores de desempenho ou terapêuticos.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.