Embrapa comemora 50 anos com lançamento de capim para recria extensiva

A BRS Sarandi é recomendada para sistemas de cria e recria na pecuária de corte, sendo excelente opção para ambientes restritivos em termos de clima e solo

Neste ano a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) comemora 50 anos de fundação, e, para comemorar essas cinco décadas de desenvolvimento de soluções tecnológicas para a produção agropecuária brasileira, a instituição pública de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou a mais nova cultivar de capim, a BRS Sarandi. A forrageira traz inúmeros benefícios para a recria extensiva.

Andropogon gayanus BRS Sarandi

A BRS Sarandi é uma cultivar de gramínea forrageira da espécie Andropogon gayanus que foi introduzida no Brasil em meados da década de 1980. Cultivar de gramínea forrageira tropical com ampla adaptação ao clima e aos solos de baixa fertilidade do Cerrado

Onde usar o Sarandi?

Recomendação de cultivo para o Bioma Cerrado e áreas tradicionais de cultivo da cv. Planaltina; Forrageira com maior produtividade e proporção de lâminas foliares.

Segundo o doutor em agronomia Marcelo Ayres Carvalho que é pesquisador da Embrapa Cerrados, localizada em Planaltina (DF), e coordenou os estudos dessa nova cultivar, os estudos começaram em meados de 2009.

“A cultivar tinha maior quantidade de perfilhos e maior qualidade nutricional. Em razão da maior quantidade de folhas, proporcionando maior ganho de peso de bovinos em pastejo. Durante a estação chuvosa, bovinos em recria apresentam ganhos diários de até 1,150 quilo de peso vivo”, explicou o pesquisador.

Andropogon gayanus BRS Sarandi
Foto: Allan Kardec Braga Ramos Ramos

Isso significa que garante para o pecuarista uma produtividade anual de 15 arrobas por hectare com uma pequena adubação de 50 quilos de nitrogênio por hectare.

Segundo o pesquisador, dentre as principais forrageiras cultivadas no Cerrado, o Andropogon tem a capacidade de rebrotar mais rapidamente com as primeiras chuvas, garantindo forragem para o rebanho logo no início da estação chuvosa.

A BRS Sarandi é recomendada para sistemas de cria e recria na pecuária de corte, sendo excelente opção para ambientes restritivos em termos de clima e solo.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM