Embrapa vai distribuir 10 mil doses de sêmen bovino no MS

Termo de cooperação técnica vai beneficiar criadores de novilho precoce e de orgânicos no Pantanal

Nesta segunda-feira, 25, foi assinado um termo de cooperação técnica na sede da Associação Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul. A mediação desse acordo foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e envolveu parcerias com a Embrapa e SEBRAE MS.

O objetivo dessa parceria é a doação de doses do banco de sêmen de reprodutores que fazem parte de programas de pesquisa e desenvolvimento genético, como o Embrapa Geneplus. O presidente da Novilho Precoce MS, Rafael Gratão, mencionou que a Embrapa se aproximou da associação para disponibilizar seu banco de sêmen, que contém informações genéticas valiosas. “Eles planejam doar 5 mil doses aos associados da Novilho Precoce”.

A parceria, coordenada pelo pesquisador da Embrapa, Eriklis Nogueira, disponibilizará um total de 10 mil doses, divididas entre os produtores associados à Novilho Precoce MS e à Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO). “Esses animais têm uma carga genética significativa e são altamente avaliados”, disse Eriklis.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Rogério Beretta, ressaltou a importância dessa colaboração para o desenvolvimento da pecuária no Mato Grosso do Sul, que tem como desafio atual o impacto de culturas como eucalipto que age fortemente em áreas de pecuária que não tinham tanta adoção de tecnologia.

“A Embrapa com esse olhar de fazer a transferência de tecnologia e a Secretaria com esse objetivo de fazer o alinhamento institucional e tendo parceiros tão importantes e entidades como Famasul, SENAR, e as Associações envolvidas, eu tenho certeza que vai sim colaborar e muito para o desenvolvimento e manutenção da atividade no MS”, ressalta Beretta.

Acesso à tecnologias de reprodução

Além disso, a Novilho Precoce MS firmou parceria com o SEBRAE MS para oferecer aos associados serviços relacionados à inseminação, incluindo protocolos de IATF, fertilização In vitro e ultrassom de carcaça, com 70% do custo coberto pela parceria. Esses serviços estão disponíveis para produtores com faturamento bruto anual de até 4 milhões e 800 mil reais, por meio do programa SEBRAETEC.

Fonte: Campo Grande News

VEJA TAMBÉM:

Navio com ‘asas’ gigantes está no Brasil para levar soja até a Europa

Excesso de calor pode matar o gado; confira dicas para evitar prejuízos

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM