Empresa inaugura nova fabrica de celulose em São Paulo

Depois de investir R$ 5 bilhões para a fabricação de celulose, Brasil espera gerar mais de 2 mil novos empregos

A empresa Bracell Celulose está realizando um investimento bilionário para abrir uma nova fábrica em São Paulo. A cerimônia de início da obra civil de sua nova fábrica de papel tissue, que será a maior da América Latina e trará milhares de vagas de emprego à população foi realizada em abril de 2023. Estiveram presentes no evento Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do estado de São Paulo, e outras autoridades de sua comitiva.

Governador de São Paulo

No evento, Tarcísio ressaltou a importância de investimentos como o da Bracell para o desenvolvimento do estado. Sua missão é gerar um ecossistema favorável para investimentos grandes como este para potencializar o avanço do seu estado. Tarcísio destaca que possui orgulho de ter uma das maiores e mais sustentáveis fábricas de celulose do mundo, gerando liderança no setor para SP.

Licença para a produção de celulose

A multinacional Bracell recebeu novas licenças da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para a construção da sua megafábrica de celulose em Lençóis Paulista (SP). O empreendimento poderá produzir até 3 milhões de toneladas anuais e vai gerar muitos empregos na região.

O licenciamento, que é público, confirma a instalação do empreendimento e, mais do que isso, mostra que ele é duas vezes maior do que o originalmente planejado e anunciado pela empresa.

Produção da celulose

Os volumes anunciados anteriormente pela Bracell foram elevados. Antes a empresa estimava uma produção total de 1,5 milhão de toneladas de fibra por ano, levando-se em conta 250 mil toneladas da linha já existente, adquirida da Lwarcel. Agora, com as novas licenças, prévia e de instalação, a empresa pode atingir uma produção de até 3 milhões de toneladas anuais.

Estava incluso no primeiro cenário estimdo pela empresa, também de produção total de 1,5 milhão de toneladas por ano, sendo 1,25 milhão de toneladas de celulose solúvel e 250 mil toneladas de kraft (da linha já existente).

Já a nova estimativa, com produção concentrada em kraft – o principal tipo de celulose produzido no Brasil – a megafábrica em São Paulo pode atingir um total de 3 milhões de toneladas anuais, sendo 250 mil toneladas da linha já existente e 2,75 milhão de toneladas do projeto de expansão.

Lembrando que, em 2018, o grupo Royal Golden Eagle, de Cingapura, comprou a Lwarcel e anunciou planos de expansão da fábrica no interior paulista.

Há rumores, desde o ano passado, de que o Projeto Star, que prevê a construção de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo, orçado em R$ 8 bilhões segundo o escopo original, era ainda mais ambicioso.

A fábrica

A nova fábrica da Bracell em construção, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, fecha parceria com a MRS para transportar celulose da sua fábrica em Lençóis Paulista até o Porto de Santos. Para viabilizar toda essa estrutura logística, as empresas têm realizado investimentos relevantes, como a construção de uma base operacional em Pederneiras, com estimativa de geração de até 70 vagas de emprego.

Alberto Pagano

Para Alberto Pagano, Head de Supply Chain da Bracell SP, a solução logística adotada pela empresa priorizando o modal ferroviário traz uma série de benefícios que estão aliados com o meio ambiente e a sustentabilidade do negócio, como a redução no volume de emissões atmosféricas no escoamento da produção.

“Além da aderência às diretrizes de sustentabilidade da Bracell, as operações logísticas trarão oportunidades de trabalho tanto na região próxima à fábrica quanto no Porto de Santos. A entrega dos primeiros vagões é um importante marco no avanço do projeto que vai garantir a exportação da Bracell”, comentou.

Alberto Pagano

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM