
A pecuária do Tocantins terá um grande momento de celebração no próximo dia 17 de maio, a partir das 8h, na Fazenda Encontro da Natureza, em Silvanópolis (TO)
A data marca o encerramento oficial da 4ª edição da Prova de Ganho de Peso (PGP), uma iniciativa da Nelore Tocantins (ACNT), realizada em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), FAET/SENAR, SEAGRO, ADAPEC e ACNB.
Após dez meses de avaliações criteriosas de mais de 70 exemplares da raça Nelore — na categoria a pasto —, o evento vai apresentar ao mercado os melhores animais testados, evidenciando a evolução genética e a qualidade dos rebanhos tocantinenses. A prova foi realizada na Fazenda Encontro da Natureza, de propriedade do pecuarista Celso Guelfi, e contou com a supervisão técnica de José Neto, técnico de campo da ABCZ e consultor do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).
Segundo José Neto, a PGP é um instrumento estratégico para ampliar a visibilidade da genética desenvolvida no Tocantins. “Na edição anterior, tivemos três contratações de animais para centrais de sêmen, e este ano as expectativas são ainda mais positivas”, ressalta.
O encerramento contará também com a presença de Ricardo Abreu, Marcelo Toledo, Gustavo Morales, Virgílio Neto e Maria Isabela de Souza, nomes importantes da pecuária nacional que compartilharão conhecimento numa roda de conversa sobre o tema “Genética melhoradora: dos rebanhos P.O. ao gado comercial”, reunindo criadores, técnicos e especialistas para debater práticas de manejo, reprodução, nutrição e tendências para a pecuária brasileira.
Para Andrea Stival, presidente da Nelore Tocantins, a PGP vai além da avaliação do potencial genético dos animais. “A prova tem por objetivo final a comercialização dessa genética com eficiência em ganho de peso, precocidade e características raciais comprovada, ainda valoriza o trabalho dos criadores e impulsiona o desenvolvimento da pecuária de alta qualidade. É um ambiente de troca de conhecimento, inovação e fortalecimento de mercado”, destaca.
A importância da Prova de Ganho de Peso
Durante a PGP, bezerros machos recém-desmamados são avaliados em ambiente padronizado, recebendo o mesmo tipo de alimentação e manejo. No Tocantins, o ciclo avaliativo ocorreu de maio de 2024 a abril de 2025, com pesagens periódicas e análises de características econômicas, como ultrassom de carcaça.
Essa metodologia rigorosa permite a identificação precisa dos animais com maior potencial genético, em condições controladas, fortalecendo a competitividade da genética local e atraindo o interesse de centrais de inseminação e investidores.
“Com a padronização das condições, conseguimos medir de forma precisa o desempenho dos animais, promovendo transparência e credibilidade nos resultados”, explica Luiz Alvarenga, gerente de pecuária da Fazenda Encontro da Natureza.
Leilão Nelore Tocantins
No dia 1º de junho, domingo, às 12h, será realizado o primeiro Leilão Nelore Tocantins, durante a programação da Expo Gurupi, que este ano celebra seus 50 anos. Este leilão é resultado de um rigoroso trabalho de aprimoramento genético e seleção. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (63) 99251-5257 ou pelo e-mail acnt@neloretocantins.org.br.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Conheça a maior raça brasileira de porco
- IA auxilia na identificação de mamona, corda-de-viola e mucuna-preta no cultivo de cana-de-açúcar
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.