Painel apresentará políticas estaduais de prevenção à evasão escolar, apoio pedagógico e fortalecimento para permanência nas escolas agrícolas.
O Encontro de Professores do Ensino Técnico Agrícola, de 26 a 28 de novembro, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, irá abordar, no painel “Escola Melhor, Sociedade Melhor, Política de Proteção à Trajetória do Estudante”, quais as estratégias do governo estadual no sentido de evitar a evasão de alunos nas escolas de ensino técnico agrícola. O evento está na quadragésima edição e é organizado pela Associação dos Professores de Ensino Técnico Agrícola (Agptea). Participarão deste painel representantes da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), que é vinculada à Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
Vai ser apresentada a Política de Proteção à Trajetória do Estudante do Rio Grande do Sul com seus objetivos centrais, que são evitar evasão, acompanhar a frequência e apoiar os estudantes em risco, bem como introduzir discussões sobre como usar sistemas para atacar o problema. Entre eles estão iniciativas de intervenções pedagógicas e socioemocionais como reforço escolar, flexibilidade curricular e até mesmo acolhimento psicológico. Também será proposto nos debates o papel dos professores, das escolas e das coordenações pedagógicas no sentido de identificar alunos em eventual risco e como encaminhá-los para suporte. Neste sentido, articulações no sentido de fortalecer a permanência estudantil por meio de parcerias como estágios, entre outros incentivos, são fundamentais.
A moderação dos debates será do vice-presidente de Assuntos Agropecuários da Agptea, professor Ayrton Ávila da Cruz. A ideia, segundo ele, é que os representantes da Suepro e da Secretaria Estadual da Educação apresentem o que está sendo feito em termos de política de proteção para que a juventude permaneça nas escolas técnicas com qualidade. “A proposta é que esses alunos tenham uma trajetória, principalmente os estudantes das escolas agrícolas, e que a chegada à escola técnica seja um ponto de partida para que esses jovens sejam protagonistas de um novo mundo, principalmente de um mundo rural, técnico, um mundo da produção que desenvolva a sustentabilidade e que eles estejam conectados com a sociedade do futuro, que está em constante transformação, com as diversas tecnologias disponíveis”, projetou.
A palestra está programada para começar às 14h da sexta-feira, 28 de novembro.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.