
Mais de 350 animais, 40 comitivas e público superior a mil pessoas por dia marcaram o evento, que também bateu recordes em provas de marcha e morfologia
O 5º Encontro dos Muladeiros do Bem, realizado no Rancho Nossa Senhora de Guadalupe, pela iniciativa do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, com fomento do PROAC/SP e realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, consolidou-se como um dos maiores encontros de muares do Sudeste do país. O evento, que teve entrada gratuita, celebrou a cultura caipira e as tradições do tropeirismo, superou todas as expectativas, reunindo mais de 350 animais inscritos, a participação de mais de 40 comitivas e um público histórico, com mais de mil pessoas por dia de evento.
Segundo os organizadores, as provas cronometradas, de marcha e de morfologia registraram números inéditos e se tornaram referência entre os encontros da região. “Tivemos uma adesão histórica. O nível técnico e a quantidade de animais, comitivas e público confirmam a força desse movimento cultural, que valoriza nossas raízes, destaca o tropeirismo e preserva tradições centenárias“, afirmou Antenor Moraes Prata, coordenador do Encontro.
Além da cavalgada, que percorreu pontos turísticos de Barretos em clima de celebração sertaneja, chegando ao Hospital de Amor, na quinta, 18, o público pôde acompanhar a tradicional Queima do Alho, experimentando a culinária típica dos peões de boiadeiro, e apresentações musicais que reforçaram o caráter cultural do evento.

O Encontro dos Muladeiros do Bem já se firma como parte importante da economia criativa da região, unindo lazer, cultura, história e turismo em um formato que fortalece a identidade do interior paulista. A iniciativa é do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, pelo fomento do PROAC/SP e realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

VEJA MAIS:
- O mistério dos tordilhos: por que cavalos nascem escuros e ficam brancos?
- Escolhendo o sal certo para gado na seca e no período de chuva
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.