Entenda todos os fatores que afetam a produção e qualidade dos ovos

A produção de ovos férteis é um processo complexo que envolve diversos fatores interligados, desde a genética das aves até as condições ambientais em que são criadas

Por Vários Autores* – A produção de ovos férteis é um processo complexo que envolve diversos fatores interligados, desde a genética das aves até as condições ambientais em que são criadas. Um ovo fértil, por definição, contém um embrião viável com potencial para se desenvolver até a eclosão de um pintainho. A obtenção de uma alta taxa de fertilidade é fundamental para a eficiência da indústria avícola, tanto na produção de frangos de corte quanto na de aves poedeiras.

Diversos fatores podem afetar a produção e a fertilidade dos ovos, dentre estes citam-se o potencial genético dos reprodutores, a idade das aves, a relação macho:fêmeas, o programa de iluminação adotado e as condições climáticas e sanitárias do ambiente de criação.

Fatores que afetam a fertilidade dos ovos de galinha

Genética das aves

Entre os fatores que afetam a produção e fertilidade dos ovos, a seleção genética desempenha papel fundamental, sendo que linhagens de galinhas e galos com predisposição genética para alta fertilidade e produção de ovos férteis são o ponto de partida para um bom desempenho reprodutivo. Por isso, os criadores investem em programas de melhoramento genético para aprimorar essas características. Atualmente, os programas de melhoramento genético buscam desenvolver matrizes de postura com maior produção e persistência na postura, eficiência alimentar, qualidade de casca e conteúdo dos ovos, resistência a doenças, docilidade, menor incidência de problemas ósseos e uniformidade do lote.

Duração e persistência da postura

A fertilidade das aves segue um ciclo, sendo que dependendo da linhagem e do manejo, em geral, as galinhas atingem o pico de fertilidade entre 28 e 40 semanas de idade sendo este parâmetro reduzido com o envelhecimento das aves, esse cenário reforça a importância do planejamento adequado de renovação do plantel. No caso de matrizes de frangos de corte, o ciclo produtivo pode se estender por até 70 semanas, sendo as primeiras 22 semanas destinadas à fase de recria e o período de 23 a 70 semanas dedicado à produção de ovos férteis.

Relação macho: fêmeas

A proporção correta de galos para galinhas é essencial, pois uma proporção inadequada pode levar à fertilização insuficiente dos ovos, sendo que a proporção ideal varia conforme a raça e o sistema de criação, mas é comum utilizar uma proporção de 1 galo para cada 10 a 12 galinhas em sistemas de produção comercial.

Programas de iluminação

Os programas de iluminação controlada são ferramentas importantes para manipular o ciclo reprodutivo das aves, pois a exposição à luz, em termos de duração e intensidade, estimula a produção hormonal, influenciando a ovulação e, consequentemente, a produção de ovos férteis, e programas de iluminação adequados podem aumentar tanto a produção de ovos quanto a fertilidade. Em matrizes de frango de corte na fase de recria, as aves permanecem sob 8 horas de luz diária, com intensidade entre 0,3 e 0,5 lux, até completarem 21 semanas de idade. A partir desse ponto, são transferidas para o setor de produção, onde passam a receber de 12 a 15 horas de luz, conforme a fase de subida de postura. Nessa etapa, a intensidade luminosa aumenta para 80 lux. Durante o pico de produção, as aves chegam a receber 15 horas de luz por dia, mantendo esse fotoperíodo até o final de sua vida produtiva.

Ambiência do galpão

A temperatura e a umidade dos aviários afetam diretamente o conforto e a saúde das aves, impactando sua fertilidade, pois temperaturas extremas, seja calor ou frio excessivos, assim como umidade inadequada, podem reduzir a fertilidade e o bem-estar das aves, sendo o controle correto da ambiência fundamental para minimizar esses efeitos. Para garantir o bem-estar animal no ambiente de criação, é fundamental manter os parâmetros de qualidade do ar em níveis adequados. A concentração de amônia deve estar abaixo de 10 ppm, o dióxido de carbono deve permanecer inferior a 3.000 ppm, o monóxido de carbono abaixo de 10 ppm e a umidade relativa do ar deve ser mantida entre 50 % e 60 %. A pressão dentro do aviário não deve ser inferior a 37,5 Pa, já pensando em ventilação a velocidade deve ser 2,54 metros por segundo para produção.

Sanidade do plantel

Doenças infecciosas, parasitoses e outras condições de saúde podem comprometer a fertilidade, uma vez que aves doentes podem apresentar menor produção de ovos e qualidade de sêmen prejudicada, tornando essencial a adoção de programas de vacinação, controle de parasitas e medidas rigorosas de higiene para prevenir problemas de saúde que afetam a fertilidade.

De acordo com o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), as principais doenças de controle oficial no Brasil incluem: Influenza aviária – O país é reconhecido como livre da enfermidade em plantéis comerciais, com ocorrências registradas apenas em aves silvestres e de subsistência; Doença de Newcastle – Em 2024, foi identificado um foco isolado da doença, restrito a um único estado; Salmoneloses – São de notificação obrigatória as infecções causadas por Salmonella gallinarum, Salmonella pullorum, Salmonella enteritidis, Salmonella typhimurium e salmonelas monofásicas, devido ao seu impacto na saúde pública e na produção avícola e; Micoplasmoses – Envolvem as espécies Mycoplasma gallisepticum e Mycoplasma synoviae, comumente associadas a galinhas, além de Mycoplasma meleagridis, que acomete perus e possui importância sanitária significativa.

Qualidade do sêmen

A qualidade do sêmen dos galos é um fator determinante para a fertilidade, pois características como motilidade, concentração e morfologia espermática influenciam diretamente a capacidade de fertilização, e uma boa qualidade de sêmen aumenta as chances de uma fertilização bem sucedida. Os parâmetros que definem um sêmen de qualidade são volume do sêmen, concentração espermática, motilidade espermática, viabilidade, pH, ausência de contaminação e integridade da membrana plasmática.

Nutrição dos reprodutores

A nutrição desempenha um papel central na produção de ovos férteis e na qualidade dos ovos, sendo fundamental oferecer uma dieta balanceada que atenda às necessidades nutricionais específicas das aves em cada fase da produção.

A formulação da dieta das aves deve ser cuidadosamente planejada para atender necessidades nutricionais específicas em cada fase da produção, uma vez que influencia o peso, tamanho e densidade da casca do ovo, além de afetar diretamente a taxa de fertilidade. Com isso, a otimização da nutrição é fundamental para maximizar a produção de ovos férteis pois melhora a qualidade do ovo assim como garante o bem-estar das aves e, consequentemente, aumentar a rentabilidade da produção avícola.

Assim, para o bom desempenho reprodutivo a quantidade e qualidade das proteínas, aminoácidos, energia vitaminas e minerais devem estar perfeitamente equilibrados.

As proteínas são nutrientes essenciais para a formação de tecidos e para a produção das proteínas presentes na clara e na gema do ovo, sua deficiência pode reduzir a produção de ovos, comprometer a fertilidade e afetar negativamente a qualidade da casca, enquanto seu excesso pode ocasionar distúrbios metabólicos e prejudicar a qualidade do ovo. Aminoácidos específicos, como arginina, lisina, metionina e triptofano, são particularmente importantes por desempenharem funções cruciais na síntese proteica, na produção de ovos e na manutenção da fertilidade.

A energia, proveniente principalmente de carboidratos e gorduras, é necessária tanto para a manutenção das aves quanto para a produção de ovos, sendo as principais fontes de energia das rações os carboidratos encontrados em ingredientes como milho e farelo de trigo, e as gorduras, em óleos vegetais ou gordura animal. A deficiência energética em reprodutores reduz a produção de ovos e afeta a fertilidade, enquanto, o excesso pode levar ao acúmulo de gordura corporal e comprometer a qualidade da gema.

No que diz respeito às vitaminas, são nutrientes essenciais na produção de ovos férteis por atuarem no metabolismo reprodutivo, na qualidade dos gametas e no desenvolvimento embrionário inicial. A vitamina A é essencial para a saúde reprodutiva, a formação da casca e a integridade das mucosas, a vitamina D3 é indispensável para a absorção de cálcio e a mineralização da casca, a vitamina E atua como antioxidante, com efeitos positivos sobre a fertilidade e a qualidade do esperma, enquanto as vitaminas do complexo B estão envolvidas em diversas funções metabólicas importantes para a produção de ovos e a fertilidade.

Quanto aos minerais, o cálcio é indispensável para a formação da casca, o fósforo participa do metabolismo ósseo e da produção de ovos, o manganês contribui para a formação da casca e o desenvolvimento embrionário, o zinco é essencial para a saúde reprodutiva e também participa da formação da casca, e o selênio, com ação antioxidante, auxilia na melhora da fertilidade e da qualidade do esperma.

Além disso, aditivos na dieta também são utilizados para melhorar o desempenho e a qualidade dos ovos: pigmentos como os carotenoides (xantofilas) são adicionados para intensificar a cor da gema, tornando-a mais atrativa ao consumidor além de serem ricas em carotenos que possuem efeito antioxidante. As enzimas exógenas como fitases, carboidrases, lipases e proteases são incorporadas na ração para aumentar a digestibilidade dos nutrientes. Os probióticos e prebióticos contribuem para a saúde intestinal, o que favorece a absorção de nutrientes e podem melhorar tanto a produção quanto a qualidade dos ovos. A inclusão na ração de ácidos graxos ômega-3, além de enriquecer o perfil nutricional do ovo, elevando os níveis desses ácidos graxos benéficos, pode ter efeitos positivos sobre a fertilidade.

Considerações nutricionais específicas para os machos reprodutores

A nutrição do galo desempenha um papel fundamental na qualidade do sêmen, sendo que uma dieta balanceada, rica em nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e antioxidantes, contribui diretamente para a manutenção de uma boa qualidade espermática, consequentemente, para a fertilidade dos ovos.

A suplementação com antioxidantes como vitamina E, selênio, óleos essenciais, suplementos carotenóides pode ser particularmente benéfica, pois atua na proteção das células espermáticas contra os danos causados pelo estresse oxidativo, promovendo maior viabilidade e motilidade dos espermatozoides e aumentando a taxa de fertilização. Além disso, o controle nutricional e energético da dieta é essencial para evitar o acúmulo excessivo de gordura, já que a obesidade em galos e galinhas pode impactar negativamente a fertilidade ao interferir na produção hormonal e comprometer a qualidade do sêmen. Portanto, uma formulação nutricional adequada, com níveis equilibrados de energia, vitaminas e minerais serão indispensáveis para garantir o bom desempenho reprodutivo dos machos nas aves de postura.

Conclusão

A produção de ovos férteis e a qualidade do ovo são resultados de uma interação complexa de fatores. A produção de ovos férteis depende da interação entre genética de qualidade, manejo adequado, sanidade rigorosa e nutrição balanceada, fatores que juntos garantem a fertilidade, viabilidade embrionária e o sucesso reprodutivo. O conhecimento aprofundado desses fatores e aplicação de boas práticas de manejo são essenciais para o sucesso na produção e qualidade de ovos férteis.

*Referências bibliográficas com os autores.
Autores: Marcos Túlio Preciozo, Bárbara Virgínia Ferraz Dutra Torres, Marco Antônio Pereira da Silva, Fabiana Ramos dos Santos

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM