Entidade de classe destaca profissão de zootecnista: produz e preserva

A atuação dos Zootecnistas visa o aumento do ganho do produtor aliado à preservação dos recursos naturais e maior eficiência no uso dos recursos produtivos

Escrito por ABZ* – O Brasil é destaque no Agronegócio mundial e está entre os maiores produtores e exportadores de alimentos de origem animal. O Zootecnista é o profissional que atua nas cadeias produtivas de alimentos de origem animal (carne, leite, ovos e mel) nas áreas de bovinocultura, suinocultura, avicultura, bubalinocultura, piscicultura, apicultura, equideocultura, caprinocultura, ovinocultura e outras criações alternativas, como os insetos edíveis, pacas e jacarés.

A busca por soluções inovadoras e sustentáveis faz parte do dia a dia do Zootecnista na produção de proteína animal. Todavia, a produção sustentável envolve uma atividade que é tecnicamente eficiente, economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta e ética nas relações do homem com os animais e com as pessoas inseridas na atividade produtiva.

A produção de alimentos de origem animal é feita considerando esses aspectos. Afinal, o Brasil tem a capacidade de produzir alimentos de forma sustentável respeitando regras rígidas para a exploração em áreas florestais.

A legislação ambiental brasileira é uma das mais completas e rigorosas do mundo. Conforme a legislação, instituiu-se a Reserva Legal, com a obrigação de manutenção de áreas de mata nativa dentro das propriedades rurais e com percentuais de reserva, diferentes para os biomas do Brasil. Sendo, 80% Bioma Amazônico, 35% Bioma Cerrado, 20% Campos gerais e demais regiões.

Além disso, a produção de alimentos envolve práticas de aproveitamentos dos dejetos, conservação do solo, práticas adequadas de manejo das pastagens, recuperação de áreas degradadas e uso dos sistemas integrados como é o caso da integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF) para otimizar o uso da terra, elevar a produtividade, diversificar produção e gerando produtos de qualidade sem a necessidade de abertura de novas áreas.

Nesse aspecto, a atuação dos Zootecnistas visa o aumento na produtividade e no lucro/ha aliado à preservação dos recursos naturais e maior eficiência no uso dos recursos produtivos, como consequência da combinação de tecnologia, capacitação, pesquisa, extensão rural e conscientização de todos os elos das cadeias produtivas.

Soluções tecnológicas como a melhoria genética, aditivos alimentares, inseminação artificial em tempo fixo (IATF), boas práticas de bem-estar animal, suplementação nutricional e diversas outras estratégias de produção possibilitam produzir alimentos de origem animal de forma eficiente.

Diante disso, pode-se dizer que os Zootecnistas são fundamentais para elevar a produtividade das propriedades rurais produtoras de alimentos de origem animal, otimizando o uso dos recursos disponíveis (humanos, ambientais, financeiros e produtivos) com garantia da produção de alimentos saudáveis para a segurança alimentar das pessoas.

Portanto, o Zootecnista é profissional essencial para conferir competitividade às diferentes cadeias produtivas da criação animal e assegurar a produção de proteína de origem animal de forma eficiente, economicamente viável, socialmente justa, ética, sustentável e garantindo bem-estar animal para atendimento da demanda alimentar da população mundial produzindo alimentos seguros e de qualidade.

Material escrito e divulgado pela Associação Brasileira de Zootecnistas

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM