
A área plantada na safra 2024/25 deve crescer 2,11%, de 79,721 milhões de hectares para 81,404 milhões de hectares na temporada, projeta a Conab, em relação a produção de grãos.
O Brasil caminha para alcançar um novo recorde na produção de grãos em 2024/2025, com uma estimativa impressionante de 326,9 milhões de toneladas. A expectativa foi divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Banco do Brasil, e revela que, apesar dos desafios climáticos, o setor agrícola segue robusto, impulsionado por culturas como arroz, feijão, soja e milho.
Segundo a 12ª edição das Perspectivas para a Agropecuária, publicada na terça-feira (17), a safra deve ser marcada por uma leve recuperação na área plantada de arroz e feijão, dois itens essenciais no prato dos brasileiros.
O arroz, por exemplo, deve ter um crescimento expressivo de 11,1% na área plantada, alcançando uma produção de 12,1 milhões de toneladas, o que remete aos volumes colhidos em 2017/2018. A alta na demanda internacional e a melhora na competitividade do grão brasileiro devem permitir um aumento nas exportações, que podem chegar a 2 milhões de toneladas.
Já o feijão, embora apresente um aumento mais tímido na área plantada, com 1,2%, deve manter a produção estável em 3,28 milhões de toneladas, o maior volume desde 2016/2017. Essa estabilidade, somada à rentabilidade positiva, garante uma boa resposta ao mercado interno.
Soja e Milho: pilares do agronegócio brasileiro
Os dois maiores destaques da safra 2024/2025 são, sem dúvida, a soja e o milho. A soja segue como a cultura mais lucrativa e com maior liquidez, apesar de um cenário de preços baixos. A expectativa é de que a área plantada chegue a 47,4 milhões de hectares, com uma produção projetada de 166,28 milhões de toneladas, representando um crescimento de 12,82% em relação à safra anterior. Isso ocorre devido à recuperação da produtividade após adversidades climáticas.
No caso do milho, a produção também deve crescer, alcançando 119,8 milhões de toneladas, apesar da estabilidade na área cultivada. O bom desempenho do mercado de proteínas animais, que impulsiona o consumo interno de milho para ração, e o aumento do uso do cereal na produção de etanol, com uma alta de 17,3%, são fatores que contribuem para essa projeção. Contudo, as exportações de milho devem sofrer uma leve queda de 5,6%, atingindo 34 milhões de toneladas.
Algodão: crescimento no Matopiba
Outro setor promissor é o de algodão, que deve registrar um aumento de 3,2% na área plantada, totalizando 2 milhões de hectares. A produção de pluma está estimada em 3,68 milhões de toneladas, beneficiada pela competitividade e pela qualidade do produto brasileiro no mercado internacional. O Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) é a região onde se espera o maior avanço, refletindo o crescimento econômico e a aposta dos produtores nessa cultura.
Banco do Brasil e Conab: parceria estratégica
A safra 2024/2025 marca também uma nova fase de colaboração entre a Conab e o Banco do Brasil. Pela primeira vez, a publicação “Perspectivas para a Agropecuária” é realizada em parceria com a instituição financeira, destacando a importância do crédito rural no fomento da produção. A cooperação visa desenvolver novas metodologias, pesquisas e tecnologias que auxiliem o produtor a enfrentar os desafios climáticos e a adotar práticas mais sustentáveis, como rastreabilidade e certificação de origem.
O cenário para o agronegócio brasileiro se desenha promissor, com recordes históricos de produção à vista, impulsionados por uma combinação de expansão de áreas cultivadas, recuperação da produtividade e investimentos em tecnologia e inovação. O país consolida, assim, sua posição como um dos maiores players globais no setor agrícola.
- Outras informações sobre o panorama dos principais grãos cultivados no país estão disponíveis na publicação Perspectivas para a Agropecuária na Safra 2024/2025. O documento também traz a projeção de produção e de mercado para carnes bovinas, suínas e aves em 2025.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Projeto em agricultura biossalina vai fortalecer comunidades do Semiárido
O projeto tem como meta ampliar o acesso à água e fortalecer a produção agropecuária em comunidades atendidas pelo Programa Água Doce.
Continue Reading Projeto em agricultura biossalina vai fortalecer comunidades do Semiárido
Abics: exportação de café solúvel cai 4% sob efeito do tarifaço
Em receita cambial, contudo, o desempenho é positivo, com o ingresso de US$ 760,776 milhões sendo 33% superior a 2024.
Continue Reading Abics: exportação de café solúvel cai 4% sob efeito do tarifaço
Tiplam, da VLI, realiza seu maior embarque histórico de cargas, após aumento de calado dos berços de atracação
Após a ampliação do calado do terminal, que capacitou o ativo a receber embarcações de portes mais elevados, o MV SASEBO GLORY – maior navio a atracar no Tiplam – foi carregado de açúcar VHP pertencente à bp bioenergy.
Associação dos EUA pede E15 em todo o país após relatório do USDA
Em seu relatório, o USDA elevou a estimativa para a produção de milho nos EUA para um recorde de 427 milhões de toneladas.
Continue Reading Associação dos EUA pede E15 em todo o país após relatório do USDA
Promebo e Sebrae subsidiam testes de genômica e ultrassonografia de carcaça
De acordo com a superintendente de Registro Genealógico da ANC, Silvia Freitas, todas as raças avaliadas pelo Promebo serão contempladas.
Continue Reading Promebo e Sebrae subsidiam testes de genômica e ultrassonografia de carcaça
13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro entra na reta final de inscrições
Reconhecimento celebra a excelência dos cafés da safra 2025/2026 e valoriza a diversidade da produção regional.
Continue Reading 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro entra na reta final de inscrições