Estudos são apresentados e audiência pública sobre esportes equestres avança

Estudos são apresentados e audiência pública sobre esportes equestres avança

PARTILHAR
Foto: ABQM

Segunda audiência pública foi mais um passo vitorioso rumo à votação na Câmara. Superintendente da ABQM contestou a exposição de laudos tendenciosos e apresentou estudo da Esalq/USP que comprovou a inexistência de maus tratos em provas.

Brasília/DF – “Foi muito boa para os Esportes Equestres”, essa é a avaliação do superintendente da ABQM, Daniel Costardi,
sobre a segunda e última audiência pública da Comissão Especial dos Esportes Equestres, realizada em Brasília (DF). No encontro, que teve a participação de outras entidades, o colegiado analisou a proposta de emenda à Constituição (PEC) 304/17.

Durante o debate, Daniel falou sobre pareceres de grupos de ‘proteção aos animais’. “Gostaria de trazer uma preocupação quanto a esses pareceres técnicos. Alguns veterinários dão simples laudos não fundamentados, que não são estudos científicos, e sim pareceres tendenciosos e idealistas. Os documentos e fotos apresentados são inverdades, não condizem com a realidade do esporte e com os nossos eventos”, enfatizou Costardi, que também apresentou um estudo científico da Esalq/USP, realizado em prova oficial de Laço da ABQM, que comprovou que 100% dos animais não sofreram maus tratos.

Integrante do Comitê de Vaquejada da ABQM apresentou estudos da UFRPE

O integrante do Comitê de Vaquejada da ABQM e diretor jurídico da ABVAQ, Leonardo Dias de Almeida, iniciou a sua exposição cumprindo uma promessa do professor Hélio Manso: “Trago estudos da UFRPE relacionados ao cavalo, à Vaquejada e aos Esportes Equestres em geral, que comprovaram o Bem-Estar dos Animais nas provas”, destacou. Leonardo observou ainda que a missão da ABVAQ é defender a Vaquejada, a adequando às melhores práticas, garantindo os bons tratos aos animais e a profissionalização do esporte.

A votação da PEC na Câmara dos Deputados ocorrerá em dois turnos no plenário, em data ainda não agendada.

Fonte Informativo Esportes Equestres

PARTILHAR