Etapa final do Campeonato Nacional de Três Tambores será nesta semana

Etapa final do Campeonato Nacional de Três Tambores será nesta semana

Ana Carolina Cardozo e Cromo Down Jet WA
Foto: Rodolfo Lesse

A líder do campeonato e favorita ao título com quatro vitórias na temporada,Ana Carolina Cardozo, apresenta o QM Cromo Down Jet WA

O palco da grande Final do Campeonato Nacional de Três Tambores será novamente a Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba – FAICI – que está marcada para os dias 10, 11 e 12 de agosto, reunindo as principais competidoras da atualidade.

A 14ª edição do campeonato brasileiro realizado pela ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores – contou com oito etapas nas principais arenas dos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás, além de mais quatro etapas bônus, realizadas em parceria com outras importantes provas.

Após a etapa de Catalão (GO), realizada no último final de semana do mês de julho, ficaram definidas as finalistas da temporada 2016/2017, que chegarão à arena de Indaiatuba (SP) em busca do título nacional.

Como já é tradição, na grande final serão três categorias: Mirim, Gold Race e Silver Race. A premiação passa dos R$ 100 mil. Somente para a campeã da categoria principal, será dado um automóvel Zero Km.

A Categoria Mirim reunirá as cinco melhores competidoras da temporada, enquanto a Gold Race, terá a presença das dez melhores na Categoria Feminino.

Além delas, as competidoras que terminaram a temporada regular entre a 11ª e a 20ª posições no ranking, também marcam presença na final, onde disputarão o título da Categoria Silver Race, uma espécie de série B.

Com quatro vitórias na temporada, Ana Carolina Cardozo, de Araraquara (SP), lidera o ranking desde a primeira etapa e é a grande favorita na Categoria Gold Race. Com uma excelente regularidade, ela ficou de fora das dez primeiras posições em apenas uma das 12 etapas disputadas.

Ana Carolina monta o Quarto de Milha Cromo Down Jet WA, filho de First Down Jet e Cromita MA 10 (Shady Leo), que tem 189,75 pontos pela ABQM. O animal é de propriedade de Edmundo Nascimento Cardozo e de criação de Roberto Sylvio Abdalla.

Mas apesar do favoritismo de Ana Carolina, a goiana Viviane Gratão, que está em segundo lugar no ranking, conseguiu diminuir a diferença que havia entre elas na reta final ao vencer duas das últimas três etapas. Com isto, as duas chegam a Indaiatuba com uma diferença de apenas 50 pontos, prometendo uma briga acirrada nos três dias de competição.

Na terceira colocação e com chances reais de título está a tetracampeã nacional, Fatiana Ferreira, que é sempre favorita em momentos decisivos e conquistou o título das últimas três temporadas consecutivas. Fatiana Ferreira venceu duas etapas nesta temporada e terminou entre as dez melhores em outras seis oportunidades.

Campeã Nacional nos últimos três anos, a goiana de Rio Verde Tarcila Ferguson chega a Indaiatuba mais uma vez na liderança do ranking da Categoria Mirim, e busca de seu quarto título. A pequena notável venceu oito das 12 etapas desta temporada e inicia a final com uma boa vantagem sobre as demais concorrentes.

A líder entre as classificadas da Silver Race é Thais Munique, que retorna a Indaiatuba para manter seu nome na história. Ela é a única competidora que esteve presente em todas as finais da ANTT, desde o primeiro campeonato disputado em 2014, completando este ano a marca de 14 participações.

Com apenas dez pontos de diferença, a pequena Eduarda Peres é a segunda colocada briga pelo título da categoria e irá competir também na Mirim. A diferença entre as 10 finalistas desta categoria, garante matematicamente que todas tenham chances de conquistar o título.

O regulamento da final versa que todas as classificadas fazem quatro apresentações para somar pontos ao ranking, entre quinta-feira (10) e sábado (12). Como a programação do rodeio terá três noites, a quarta passada acontecerá na sexta (11), pela manhã. As apresentações valem bônus diários de acordo com a classificação de cada uma, que se somará aos pontos obtidos durante toda a temporada.

Após as quatro passadas, ainda serão distribuídos bônus de acordo com a classificação pela somatória geral de tempos da final e então definidas as campeãs nacionais da ANTT para esta temporada.

Fonte: ABQM – Quarto de Milha

 

PARTILHAR

21 anos, Jales/SP.
Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa.
Contato: jornalismo@comprerural.com