Etapa final do Campeonato Nacional de Três Tambores será nesta semana

Etapa final do Campeonato Nacional de Três Tambores será nesta semana

Ana Carolina Cardozo e Cromo Down Jet WA
Foto: Rodolfo Lesse

A líder do campeonato e favorita ao título com quatro vitórias na temporada,Ana Carolina Cardozo, apresenta o QM Cromo Down Jet WA

O palco da grande Final do Campeonato Nacional de Três Tambores será novamente a Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba – FAICI – que está marcada para os dias 10, 11 e 12 de agosto, reunindo as principais competidoras da atualidade.

A 14ª edição do campeonato brasileiro realizado pela ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores – contou com oito etapas nas principais arenas dos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás, além de mais quatro etapas bônus, realizadas em parceria com outras importantes provas.

Após a etapa de Catalão (GO), realizada no último final de semana do mês de julho, ficaram definidas as finalistas da temporada 2016/2017, que chegarão à arena de Indaiatuba (SP) em busca do título nacional.

Como já é tradição, na grande final serão três categorias: Mirim, Gold Race e Silver Race. A premiação passa dos R$ 100 mil. Somente para a campeã da categoria principal, será dado um automóvel Zero Km.

A Categoria Mirim reunirá as cinco melhores competidoras da temporada, enquanto a Gold Race, terá a presença das dez melhores na Categoria Feminino.

Além delas, as competidoras que terminaram a temporada regular entre a 11ª e a 20ª posições no ranking, também marcam presença na final, onde disputarão o título da Categoria Silver Race, uma espécie de série B.

Com quatro vitórias na temporada, Ana Carolina Cardozo, de Araraquara (SP), lidera o ranking desde a primeira etapa e é a grande favorita na Categoria Gold Race. Com uma excelente regularidade, ela ficou de fora das dez primeiras posições em apenas uma das 12 etapas disputadas.

Ana Carolina monta o Quarto de Milha Cromo Down Jet WA, filho de First Down Jet e Cromita MA 10 (Shady Leo), que tem 189,75 pontos pela ABQM. O animal é de propriedade de Edmundo Nascimento Cardozo e de criação de Roberto Sylvio Abdalla.

Mas apesar do favoritismo de Ana Carolina, a goiana Viviane Gratão, que está em segundo lugar no ranking, conseguiu diminuir a diferença que havia entre elas na reta final ao vencer duas das últimas três etapas. Com isto, as duas chegam a Indaiatuba com uma diferença de apenas 50 pontos, prometendo uma briga acirrada nos três dias de competição.

Na terceira colocação e com chances reais de título está a tetracampeã nacional, Fatiana Ferreira, que é sempre favorita em momentos decisivos e conquistou o título das últimas três temporadas consecutivas. Fatiana Ferreira venceu duas etapas nesta temporada e terminou entre as dez melhores em outras seis oportunidades.

Campeã Nacional nos últimos três anos, a goiana de Rio Verde Tarcila Ferguson chega a Indaiatuba mais uma vez na liderança do ranking da Categoria Mirim, e busca de seu quarto título. A pequena notável venceu oito das 12 etapas desta temporada e inicia a final com uma boa vantagem sobre as demais concorrentes.

A líder entre as classificadas da Silver Race é Thais Munique, que retorna a Indaiatuba para manter seu nome na história. Ela é a única competidora que esteve presente em todas as finais da ANTT, desde o primeiro campeonato disputado em 2014, completando este ano a marca de 14 participações.

Com apenas dez pontos de diferença, a pequena Eduarda Peres é a segunda colocada briga pelo título da categoria e irá competir também na Mirim. A diferença entre as 10 finalistas desta categoria, garante matematicamente que todas tenham chances de conquistar o título.

O regulamento da final versa que todas as classificadas fazem quatro apresentações para somar pontos ao ranking, entre quinta-feira (10) e sábado (12). Como a programação do rodeio terá três noites, a quarta passada acontecerá na sexta (11), pela manhã. As apresentações valem bônus diários de acordo com a classificação de cada uma, que se somará aos pontos obtidos durante toda a temporada.

Após as quatro passadas, ainda serão distribuídos bônus de acordo com a classificação pela somatória geral de tempos da final e então definidas as campeãs nacionais da ANTT para esta temporada.

Fonte: ABQM – Quarto de Milha

 

-- conteúdo relacionado --
Doenças de casco em equinos, 6 maneiras de preveni... Os cascos são a parte mais desgastada dos cavalos em qualquer atividade, por isso merecem cuidados especiais, a falta de manutenção adequada pode acar...
12 bolos de cavalos incríveis para você se inspira... Se você está tendo uma festa de aniversário, um casamento ou qualquer outro tipo de evento para um equestre, você deve considerar um desses bolos de c...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
21 anos, Jales/SP. Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa. Contato: jornalismo@comprerural.com