Além do estresse térmico, os eventos climáticos extremos ocorridos durante a primavera, como inundações, granizo e geadas, também podem ter afetado a produção de leite
As condições climáticas registradas durante a primavera de 2023 no Rio Grande do Sul podem ter impactado negativamente a produção de leite no estado.
Um comunicado agrometeorológico do governo informou que a elevada umidade relativa do ar e as grandes amplitudes térmicas registradas durante o trimestre levaram a períodos de estresse térmico nos animais, o que pode ter reduzido a produção.
A situação mais crítica tendo ocorrido em novembro, em Porto Vera Cruz, no Vale do Uruguai.
Neste município, houve queda de 7,8 quilos/vaca/dia entre as vacas que produzem entre 25 kg/dia e 40 kg/dia.
Entre as vacas com produção entre 25 kg/dia e 40 kg/dia de leite, a queda média estimada variou entre 3,2 kg/dia, em outubro, e 5,5 kg/dia, em novembro.
A perda média mínima estimada ocorreu em Bento Gonçalves (2,6 kg/dia) em outubro.
O estudo mostrou que, na primavera, a queda média estimada para o trimestre variou de 1,5 kg/dia (em outubro) a 3,3 kg/dia (em setembro e novembro) entre aquelas com produção entre 5 kg/dia e 20 kg/dia. Neste cenário, a maior queda foi também em Porto Vera Cruz, no mês de novembro, com queda na produção de 4,4 kg/dia.
O estudo explica que as maiores perdas médias estimadas de produção de leite são atribuídas às vacas com maior potencial de produção. Isso se deve à maior produção de calor corporal, devido às altas taxas metabólicas desses animais, dificultando as trocas calóricas com o meio ambiente, em situações que conciliam temperatura e umidade relativa do ar elevadas.
O material também mostrou que o Vale do Uruguai e o Baixo Vale do Uruguai registraram períodos mais elevados de estresse térmico aos animais durante a primavera, com Itaqui e São Borja, ambos no Baixo Vale do Uruguai, sendo as localidades com maiores situações de estresse térmico, além de Porto Vera Cruz.
Reconstrução da Solvência surge como solução para produtores endividados
O fundamento da Reconstrução da Solvência® está no ordenamento jurídico brasileiro — especialmente no crédito rural, direito agrário, direito civil e tributário.
Continue Reading Reconstrução da Solvência surge como solução para produtores endividados
Conheça os maiores vendedores de touros taurinos do Brasil em 2025
Levantamento da FF Velloso & Dimas Rocha em parceria com a DBO mostra avanço da genética taurina e inclusão inédita de touros de centrais; Brangus e Angus dominam o mercado nacional de reprodutores
Continue Reading Conheça os maiores vendedores de touros taurinos do Brasil em 2025
Preço do gado cai nos EUA por preocupações com pressão de Trump para baixar valor
Os comerciantes disseram que esperam cada vez mais que o governo de Trump incentive mais importações de carne bovina e gado.
Continue Reading Preço do gado cai nos EUA por preocupações com pressão de Trump para baixar valor
Alerta: Inmet aponta “Perigo” para 9 estados com tempestades e ventos de 100 km/h
Alerta laranja, válido até terça-feira, prevê risco de corte de energia, alagamentos e queda de árvores; outro aviso (amarelo) cobre áreas em mais cinco estados.
Continue Reading Alerta: Inmet aponta “Perigo” para 9 estados com tempestades e ventos de 100 km/h
StoneX projeta produção de 3,73 milhões de toneladas de algodão na safra 2025/26
Cenário de oferta elevada e demanda doméstica firme é impulsionado por custos menores das matérias-primas e maior competitividade das indústrias nacionais.
Continue Reading StoneX projeta produção de 3,73 milhões de toneladas de algodão na safra 2025/26
Semeadura do arroz representa mais de 50% da intenção em todo o Estado
A Zona Sul segue em destaque, como a região mais próxima de finalizar a semeadura, uma vez que já apresenta 92,84% da intenção.
Continue Reading Semeadura do arroz representa mais de 50% da intenção em todo o Estado





