
Além do estresse térmico, os eventos climáticos extremos ocorridos durante a primavera, como inundações, granizo e geadas, também podem ter afetado a produção de leite
As condições climáticas registradas durante a primavera de 2023 no Rio Grande do Sul podem ter impactado negativamente a produção de leite no estado.
Um comunicado agrometeorológico do governo informou que a elevada umidade relativa do ar e as grandes amplitudes térmicas registradas durante o trimestre levaram a períodos de estresse térmico nos animais, o que pode ter reduzido a produção.
A situação mais crítica tendo ocorrido em novembro, em Porto Vera Cruz, no Vale do Uruguai.
Neste município, houve queda de 7,8 quilos/vaca/dia entre as vacas que produzem entre 25 kg/dia e 40 kg/dia.
Entre as vacas com produção entre 25 kg/dia e 40 kg/dia de leite, a queda média estimada variou entre 3,2 kg/dia, em outubro, e 5,5 kg/dia, em novembro.
A perda média mínima estimada ocorreu em Bento Gonçalves (2,6 kg/dia) em outubro.
O estudo mostrou que, na primavera, a queda média estimada para o trimestre variou de 1,5 kg/dia (em outubro) a 3,3 kg/dia (em setembro e novembro) entre aquelas com produção entre 5 kg/dia e 20 kg/dia. Neste cenário, a maior queda foi também em Porto Vera Cruz, no mês de novembro, com queda na produção de 4,4 kg/dia.
O estudo explica que as maiores perdas médias estimadas de produção de leite são atribuídas às vacas com maior potencial de produção. Isso se deve à maior produção de calor corporal, devido às altas taxas metabólicas desses animais, dificultando as trocas calóricas com o meio ambiente, em situações que conciliam temperatura e umidade relativa do ar elevadas.
O material também mostrou que o Vale do Uruguai e o Baixo Vale do Uruguai registraram períodos mais elevados de estresse térmico aos animais durante a primavera, com Itaqui e São Borja, ambos no Baixo Vale do Uruguai, sendo as localidades com maiores situações de estresse térmico, além de Porto Vera Cruz.
‘Recuperação judicial no agro virou indústria que enriquece advogados’, diz Santander
Durante a Agrishow, o diretor da instituição financeira criticou o uso da recuperação judicial no campo, classificando-a como uma saída ilusória que pouco contribui para resolver os problemas enfrentados pelos produtores rurais
Castrolanda estuda a diversificação de cinco novas culturas
Prospectar novos negócios vai de encontro a estratégia da cooperativa de desenvolver os cooperados, partindo da premissa de ajudá-los a crescer de forma sustentável.
Continue Reading Castrolanda estuda a diversificação de cinco novas culturas
Mapa barra entrada de besouro em favo de mel trazido por passageiro da Bielorrússia em Guarulhos
Presença do Cryptophagus scanicus não havia sido registrada no Brasil; barreira sanitária do Vigiagro evita consequências imprevisíveis para abelhas.
Teremos onda de calor em maio?
Mesmo com a proximidade do inverno, as ondas de calor estão mais frequentes; confira se o fenômeno atingirá o país nos próximos dias
Continue Reading Teremos onda de calor em maio?
Mapa realiza missão em Angola para reforço da cooperação bilateral
O instrumento visa o fortalecimento das relações bilaterais no setor agropecuário e agroindustrial, estabelecendo um marco para a identificação, elaboração e estruturação de projetos estratégicos no setor agropecuário.
Continue Reading Mapa realiza missão em Angola para reforço da cooperação bilateral
PF investiga fraudes no INSS em operação que envolve entidades do setor agropecuário
Operação conjunta da Polícia Federal e da CGU apura irregularidades em sindicatos e confederações; Contag e Conafer estão entre os investigados