Segundo pesquisadores do Cepea, o milho foi o produto que registrou a maior taxa de crescimento no volume embarcado.
As exportações brasileiras de produtos agropecuários seguiram avançando no primeiro semestre de 2023. Conforme mostram pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, realizadas com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Secretaria de Comércio Exterior – sistema Siscomex, o faturamento em dólar do setor cresceu 4,5% no primeiro semestre, sendo puxado pelo maior volume embarcado – que aumentou 14% –, já que os preços médios em dólar caíram pouco mais de 8%.
Segundo pesquisadores do Cepea, o milho foi o produto que registrou a maior taxa de crescimento no volume embarcado (de expressivos 86%), enquanto a soja em grão apresentou o maior volume exportado (representou 49% de todo o volume escoado pelo agronegócio brasileiro e 40% do valor gerado pela receita em dólar). Assim, o ano tem sido muito favorável aos produtos do complexo da soja e aos setores sucroalcooleiro e florestal.
Em relação aos preços, pesquisadores do Cepea ressaltam que, desde meados de 2022, os valores dos alimentos têm apresentado tendência de queda, conforme indicação do índice das Nações Unidas (FAO). Essa redução dos preços médios de alimentos e energia no mercado internacional se deve ao arrefecimento na taxa de crescimento da demanda global em 2023, com destaque aos problemas enfrentados pela China mais recentemente, e ao aumento da produção mundial.
Expectativas
Para o segundo semestre do ano, o comportamento dos preços internacionais das commodities vai depender do tamanho da safra no Hemisfério Norte e da ocorrência de eventos inesperados ao longo do período.
Para o câmbio, a expectativa dos agentes do mercado financeiro é de que se mantenha ao redor de 5 Reais/US$ neste segundo semestre; no entanto, a continuidade da elevação dos juros no mercado norte-americano deve atrair mais capital para esse país, pressionando o valor do dólar ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Além disso, já se vislumbra que a inflação no Brasil deve aumentar um pouco nos próximos meses, mas fechar em torno de 4% no acumulado do ano. Com isso, o efeito combinado de ambos sobre a rentabilidade em Reais do setor não deve resultar em grandes oscilações nos próximos meses.
Com colheita finalizada e moeda mais estável, resta ao setor agroexportador esperar que os preços não sejam demasiadamente depreciados no mercado internacional para que se possa superar o montante de US$ 160 bilhões, e marcar mais um recorde de faturamento neste ano.
Fonte: Cepea
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Nova lei sancionada busca proteger a cadeia leiteira do estado e garantir transparência ao consumidor; com isso, Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado e fortalece produtores locais Continue Reading Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado Ciclone extratropical e frente fria provocam tempestades e ventania em parte do país. INMET alerta para riscos de alagamentos, queda de energia e danos em lavouras, especialmente em regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Norte de Minas Gerais. Claas Axion 9.450 Terra Trac conquista o título de Melhor Trator de 2026 – Tractor of the Year – com inovações em automação, conforto e eficiência; feira Agritechnica reforça protagonismo da agricultura digital e dos tratores autônomos para o futuro do campo Continue Reading Melhor trator de 2026 é apresentado na maior feira mundial do setor, a Agritechnica Acusação do ex-presidente norte-americano Donald Trump mira gigantes da indústria da carne, incluindo duas empresas brasileiras de frigoríficos; setor pode enfrentar novo escrutínio regulatório com impactos comerciais e políticos. A China instala sua primeira base de internet via satélite no Brasil com a SpaceSail, desafiando a Starlink e prometendo revolucionar a conectividade e o futuro da internet em toda a América do Sul. Descoberta inédita de ovo de dinossauro feita por paleontólogos argentinos durante transmissão ao vivo pode revelar detalhes sobre a reprodução e evolução dos dinossauros carnívoros, ancestrais diretos das aves modernas. Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado
ALERTA VERMELHO: Chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h atingem país essa semana; veja onde
Melhor trator de 2026 é apresentado na maior feira mundial do setor, a Agritechnica
Trump acusa JBS e outros frigoríficos de formação de cartel e aciona Justiça dos EUA
Gigante chinesa, rival da Starlink, assina acordo com Brasil e quer mudar o futuro da internet via satélite
Ovo de dinossauro carnívoro de 70 milhões de anos é encontrado e pode ter embrião preservado





