Exportação de carne bovina do Mato Grosso, em maio/24, cresceu 73% em relação à média dos últimos 5 anos. O aumento na participação de outros países nas exportações de Mato Grosso tem encaminhado para uma menor dependência da China nas vendas da proteína vermelha pelo estado
Em maio deste ano, Mato Grosso enviou 68,31 mil Toneladas em Equivalente Carcaça (TEC) de carne bovina para o exterior (Secex). Embora tenha apresentado queda de 0,35% ante abr/24, o volume ainda é 73,66% superior à média de maio dos últimos cinco anos. As informações foram divulgadas no último boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A China manteve o posto de principal importadora, com 24,54 mil TEC adquiridas (35,93% das exportações totais de MT), apesar de apresentar uma queda de 21,39% em relação a abr/24. Vale destacar, segundo os analistas do Imea, que Chile, Egito, EUA, Líbia, Rússia e Turquia, juntos, acumularam aumento de 7,66 mil TEC no volume importado em mai/24 ante a abr/24, compensando assim a menor compra pelo mercado chinês.
“O aumento na participação de outros países nas exportações de Mato Grosso tem encaminhado para uma menor dependência da China nas vendas da proteína vermelha pelo estado. Por fim, o cenário de demanda externa aquecida pode contribuir com a sustentação nos preços do boi gordo“, observa o Imea.
Produção de carne bovina e volume de animais abatidos em MT registram recorde
No 1º trim/24, o estado produziu 457,11 mil toneladas de carne bovina (IBGE), sendo o trimestre em que
mais se produziu proteína vermelha na série histórica. O volume é 12,66 mil toneladas superior quando comparado ao 4º trim/23. Esse aumento na produção foi reflexo do elevado abate de bovinos em MT.

Assim, foram encaminhadas 1,70 milhão de cabeças para a linha de abate no 1º trim/24, maior volume de
animais abatidos na história. No entanto, apesar do acréscimo no volume de abates e na produção da
proteína, a maior participação de fêmeas resultou no menor rendimento de carcaça. Assim, a participação
de fêmeas no 1º trim/24 foi de 52,41%, valor acima da média histórica, que é de 41,60% para o período.
Desse modo, o rendimento médio de carcaça ficou em 267,82 kg/animal, redução de 5,05% no mesmo comparativo. Por fim, a tendência para o 2º trim/24 é que a produção de carne bovina se mantenha em alto patamar, visto que os abates continuam elevados.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Produtor de leite perde R$ 1.200 por vaca com mastite, mostra estudo
Pesquisa aponta prejuízos diretos e indiretos causados pela mastite, doença mais onerosa da pecuária leiteira, e reforça que boas práticas de ordenha são decisivas para reduzir perdas e elevar a qualidade do leite
Continue Reading Produtor de leite perde R$ 1.200 por vaca com mastite, mostra estudo
Starlink no celular já é realidade na América Latina e traz o futuro na palma da mão; confira
Tecnologia “direct to cell” permite conexão direta entre smartphones e satélites – Starlink no celular, sem antena ou sinal de operadora, prometendo o fim das zonas sem cobertura em áreas rurais, estradas e regiões isoladas.
Fundos reduzem aposta na alta da soja na CBOT na semana até 16 de dezembro
Na semana encerrada em 16 de dezembro, segundo dados da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC). A posição líquida comprada diminuiu 18,49% no período, de 190.125 para 154.974 lotes.
Continue Reading Fundos reduzem aposta na alta da soja na CBOT na semana até 16 de dezembro
Federarroz avalia que leilões da Conab foram um ‘sucesso’
Em nota, o presidente da entidade, Denis Dias Nunes, disse que “produtores responderam positivamente e compreenderam a importância de escoar a produção”.
Continue Reading Federarroz avalia que leilões da Conab foram um ‘sucesso’
Alerta de tempestades severas no Natal: Chuvas de 200mm e calor
Previsão do Inmet alerta para tempestades severas no Natal com chuvas de até 200mm no Sul. Veja também onde fará calor de 38°C no feriado.
Continue Reading Alerta de tempestades severas no Natal: Chuvas de 200mm e calor
Quantas cabeças de gado cabem no caminhão boiadeiro? Veja o manual por modelo
Da fazenda ao frigorífico, a escolha do caminhão boiadeiro impacta custos, bem-estar animal e eficiência logística; entenda a capacidade de cada modelo usado no Brasil.
Continue Reading Quantas cabeças de gado cabem no caminhão boiadeiro? Veja o manual por modelo





