
O Brasil exportou volumes inéditos de pescado em 2024, graças a uma combinação de fatores. Esse resultado não é apenas um marco para o setor, mas também uma grande oportunidade para quem já está no ramo e para aqueles que desejam ingressar na criação de peixes.
A piscicultura brasileira vive um momento de grande destaque no cenário internacional. O ano de 2024 foi marcado por um recorde histórico nas exportações de peixes, com o Brasil consolidando sua posição como o quarto maior exportador de tilápia para os Estados Unidos, subindo 4 posições no ranking de 2020 pra cá. Esse resultado não é apenas um marco para o setor, mas também uma grande oportunidade para quem já está no ramo e para aqueles que desejam ingressar na criação de peixes.
O Crescimento da Exportação de Peixes
De acordo com dados recentes, o Brasil exportou volumes inéditos de pescado em 2024, graças a uma combinação de fatores: alta qualidade do pescado brasileiro, melhoria nas práticas produtivas e redução de entraves burocráticos, como a isenção do documento CSI para exportação, o que acelera o tempo de entrega do filé fresco.
Embora o aumento da exportação de peixes tenha acontecido, isso não foi em vão. A queda do preço da tilápia em 2024 teve redução, saindo de R$ 9,75 em final de 2023 para 7,79 no final de 2024. O que fez com que os produtores buscassem mercados internacionais que pagassem melhor pelo produto produzido e com isso, conseguissem manter suas margens de lucro.
Esse cenário, traz uma grande para os piscicultores que já estão no setor, pois esse crescimento nas exportações representa a chance de expandir seus negócios. A demanda por tilápia e outros peixes nativos está em alta, tanto no mercado interno quanto externo, e os preços competitivos têm atraído compradores internacionais.
Por outro lado, para se manter com produto competitivo e ainda assim continuar tendo margens mais atrativas do que de outros setores do agronegócio, é importante que os produtores tenham a consciência de que o manejo da porteira pra dentro precisa ser feito com busca em produtividade e eficiência.
Ao longo dos 14 anos que atuo diretamente como consultora em piscicultura, nunca houve momento mais propício para ser um criador de peixes. A grande prova é que pisciculturas de todos os portes estão ampliando e crescendo em tamanho, faturamento e lucro, inclusive meus alunos, produtores de peixes e piscicultores já profissionais, buscaram mais conhecimento no meu curso Piscicultura de Alta Performance. Produtores que tinham tanques de peixes para lazer ou somente como renda extra e agora estão vivendo da piscicultura. Piscicultores que já viviam de suas pisciculturas, agora tem melhor qualidade de vida, menor risco e maior lucro.
Por que Começar na Piscicultura Agora?
Para quem deseja iniciar na piscicultura, o momento nunca foi tão propício. O setor está em expansão, e o aumento da demanda por pescado cria uma janela de oportunidade para novos produtores. Começar agora significa entrar em um mercado em crescimento, com possibilidades de altos retornos financeiros, especialmente para aqueles que se preocupam em adotar boas práticas e investir em conhecimento, o que já tem acontecido.
Embora o cenário seja otimista, tanto para pequenos quanto para grandes piscicultores, é fundamental investir em tecnologia e conhecimento. Pisciculturas que estão há tempos no mercado e conseguindo crescer, têm feito isso através de inovações e práticas que elevam a eficiência e reduzem custos.
Para pequenos piscicultores, isso significa a necessidade de se profissionalizar e buscar formas de se manterem competitivos. Cursos, parcerias e o uso de tecnologias acessíveis podem fazer toda a diferença para quem quer crescer no setor.
Um Setor Cheio de Oportunidades
O aumento recorde nas exportações é mais do que um número positivo: é uma prova de que a piscicultura brasileira tem um enorme potencial a ser explorado. Para quem já está no setor, é hora de expandir, inovar e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Para quem deseja começar, é o momento de entrar em um segmento com alta demanda e perspectivas de crescimento sustentável.
Seja você um piscicultor experiente ou um iniciante, uma coisa é certa: a piscicultura é um negócio promissor, com capacidade de gerar lucro, emprego e desenvolvimento para o Brasil.
⚠️ E você, está pronto para mergulhar nesse mar de oportunidades?
Não tem como mergulhar nesse mar, sem o mínimo de conhecimento e pra te ajudar, dia 04/02 vou fazer uma aula gratuita sobre uma das coisas que mais traz dinheiro para a produção de peixes: a água! Clique no link abaixo, se inscreva e participe, dia 04/02 ás20 horas de Brasília. Espero você.
🔗 https://www.aquasucesso.com.br/aula-especial-qualidade-agua
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Lenda das arenas, o “Super Looper”, Roy Cooper fez história com oito títulos mundiais, revolucionou o tie-down roping com velocidade e técnica, e abriu caminho para uma dinastia familiar no rodeio profissional
Continue Reading Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha.
Continue Reading Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Segundo informações da Federarroz, a expectativa é de negócios em boa escala especialmente para países da América Central.
Continue Reading Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Investimento na primeira unidade fora da Europa, em parceria com a Uningá, permitirá análises e desenvolvimento de soluções biotecnológicas focadas no mercado nacional.
Continue Reading Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Alta é puxada pela menor oferta de animais jovens e incentiva retenção de matrizes em Mato Grosso, principal produtor de bovinos do país.
Continue Reading Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca
Empresa lança campanha global durante a Agrishow e consolida o Brasil como base de sua estratégia internacional de marketing.
Continue Reading Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca