A Ucrânia, um dos maiores exportadores mundiais de grãos e óleos vegetais, exportava 6 milhões de toneladas de grãos um mês antes da guerra.
As exportações agrícolas da Ucrânia atingiram 2,5 milhões de toneladas em junho, ante 1,7 milhão de toneladas no mês anterior, graças ao aumento das exportações por portos fluviais do Danúbio, disse o ministro da Infraestrutura, Oleksandr Kubrakov, nesta sexta-feira.
A Ucrânia, um dos maiores exportadores mundiais de grãos e óleos vegetais, exportava 6 milhões de toneladas de grãos um mês antes de a Rússia invadir o país, em 24 de fevereiro.
As exportações caíram acentuadamente na primavera do Hemisfério Norte porque o país, que costumava exportar a maior parte de sua produção por meio de portos marítimos, foi forçado a transportar grãos por ferrovia através de sua fronteira ocidental ou através de seus pequenos portos fluviais no Danúbio.
“Desde março conseguimos aumentar o transbordo pelos portos do Danúbio para um milhão de toneladas”, disse Kubrakov, acrescentando que abrir outra foz do rio Danúbio para o transporte aumentaria ainda mais os embarques.
- Controle de insetos na soja muda com avanço do manejo integrado. Entenda como funciona
- Custo da nutrição animal no confinamento recua em nov/25 na região Centro-Oeste, aponta ICAP
- Boi gordo sobe ou desce? Veja as cotações da arroba na abertura da semana
- Trump estuda importar mais proteína para conter alta de preços da carne bovina nos EUA
- Fenômeno raro: Ciclone atípico traz chuva torrencial e ventania de 100 km/h
As exportações de grãos para a temporada 2021/22, que terminou em 30 de junho, subiram 8,5%, para 48,5 milhões de toneladas, impulsionadas por fortes embarques antes da Rússia invadir a Ucrânia.