
O estado de Mato Grosso, um dos maiores produtores agropecuários do país, dá um salto logístico com a primeira ferrovia estadual do Brasil saindo do papel; Rumo vai investir cerca de R$ 14 bilhões na F.A.T.O.
Com um investimento histórico de R$ 14 bilhões, a Ferrovia Estadual de Mato Grosso, chamada Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes (F.A.T.O), promete transformar a logística brasileira. Este é um marco não apenas para o estado, mas para o país, sendo a primeira ferrovia estadual autorizada no Brasil, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso e a Rumo Logística.
A nova ferrovia terá 743 km de extensão, interligando os municípios de Rondonópolis, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, até a conexão com o Porto de Santos. Este traçado estratégico colocará o agronegócio de Mato Grosso ainda mais próximo dos mercados nacional e internacional, viabilizando o escoamento de grãos e produtos industriais de forma mais eficiente.
O Ministério dos Transportes aprovou o enquadramento do projeto de investimentos em infraestrutura no setor de transporte ferroviário proposto pela empresa Rumo S.A no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). O projeto, denominado Ferrovia do Mato Grosso, tem por objeto o início das obras da Ferrovia Estadual.
A Rumo Logística está dando passos significativos para transformar o transporte ferroviário no Brasil. Com um investimento a empresa está construindo a Ferrovia Estadual de Mato Grosso, um projeto ambicioso que terá 730 km de extensão e conectará o estado que é um dos maiores produtores agropecuários do país ao Porto de Santos, principal ponto de exportação do país. Esse projeto busca solucionar gargalos logísticos, reduzir custos de transporte e, ao mesmo tempo, proporcionar benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Além disso, estudos de traçado realizados pela Rumo priorizaram áreas com menor impacto ambiental e urbanístico, utilizando tecnologias avançadas como LIDAR e NIR. Esse cuidado assegura um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
F.A.T.O: Benefícios para a população e o meio ambiente
O impacto positivo da ferrovia vai muito além da logística. Entre os principais benefícios estão:
- Geração de empregos: Durante a construção, serão criados 105 mil empregos diretos, além de 41 mil indiretos e 40 mil induzidos, totalizando cerca de 180 mil vagas até 2030.
- Sustentabilidade: A ferrovia reduzirá a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para os compromissos do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
- Segurança: A iniciativa diminuirá os acidentes rodoviários ao transferir o transporte de cargas para os trilhos.
- Crescimento econômico: Com o aumento da capacidade de transporte, o escoamento de grãos deve dobrar, passando de 32 milhões para 60 milhões de toneladas até 2032, além de movimentar 20 milhões de toneladas de produtos industriais.
Apoio e inovação
A construção da F.A.T.O. conta com suporte de diversas entidades, como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e as universidades locais. O projeto também integra o Novo PAC do Governo Federal, consolidando-se como peça-chave no plano nacional de infraestrutura.
A escolha do nome Senador Vicente Emílio Vuolo para a ferrovia homenageia um pioneiro do setor ferroviário no estado, destacando o papel histórico de Mato Grosso na inovação logística.
Futuro promissor para o agronegócio brasileiro
Com a expectativa de que a produção de grãos no estado alcance 120 milhões de toneladas em nove anos, a ferrovia estadual será crucial para atender à crescente demanda do agronegócio. Além disso, o projeto facilitará a chegada de bens de consumo, como gasolina, diesel e fertilizantes, reduzindo custos e otimizando a cadeia de suprimentos.
“De F.A.T.O, estamos movimentando os quatro cantos do Brasil”, destaca a Rumo, reforçando seu compromisso com a modernização logística e a sustentabilidade.
A Ferrovia Estadual de Mato Grosso é um divisor de águas para o estado e o Brasil. Mais do que uma obra de infraestrutura, é um símbolo de como o investimento privado, aliado à gestão pública, pode impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental de uma região. Com tecnologia, inovação e eficiência, o Brasil avança rumo a um futuro mais conectado e sustentável.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Lenda das arenas, o “Super Looper”, Roy Cooper fez história com oito títulos mundiais, revolucionou o tie-down roping com velocidade e técnica, e abriu caminho para uma dinastia familiar no rodeio profissional
Continue Reading Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha.
Continue Reading Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Segundo informações da Federarroz, a expectativa é de negócios em boa escala especialmente para países da América Central.
Continue Reading Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Investimento na primeira unidade fora da Europa, em parceria com a Uningá, permitirá análises e desenvolvimento de soluções biotecnológicas focadas no mercado nacional.
Continue Reading Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Alta é puxada pela menor oferta de animais jovens e incentiva retenção de matrizes em Mato Grosso, principal produtor de bovinos do país.
Continue Reading Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca
Empresa lança campanha global durante a Agrishow e consolida o Brasil como base de sua estratégia internacional de marketing.
Continue Reading Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca