Os preços domésticos acompanharam o movimento da CBOT e também se valorizaram no último mês nas principais praças.
No mercado internacional, o preço do farelo de soja em Chicago reagiu em julho. A média em julho foi de USD 433,93/ton, 6,8% maior em relação a junho. Em agosto, os preços do derivado da soja iniciaram a primeira semana em alta, mas se acomodaram após as quedas dos grãos, fechando a terceira semana em USD 403,9/ton. Um dos fatores que pode ter contribuído para o avanço no mercado internacional foi o menor esmagamento da Argentina no mês de julho.
Já nos Estados Unidos, a indústria esmagadora está operando praticamente sem capacidade ociosa, em linha com as boas margens de esmagamento americanas. Ademais, o esmagamento argentino poderá ser um direcionador de preços, e a expectativa da indústria local para agosto é de volumes ainda menores que os de julho, o que pode dar suporte ao preço do derivado na CBOT, a ver também a evolução das cotações da oleaginosa.
Os preços domésticos acompanharam o movimento da CBOT e também se valorizaram no último mês nas principais praças. A média das cotações em Rondonópolis (MT) registrada em julho foi de R$ 2.043,92/t, 1,1% maior em relação a junho. Mesmo com a boa disponibilidade do produto no interior do Brasil por conta do alto esmagamento, os preços brasileiros tendem a seguir a paridade de exportação, dado que as vendas externas do derivado encontram-se em níveis elevados.
De acordo com a Secex, o total das exportações brasileiras até julho foi de 13 milhões de toneladas, valor recorde para o período.
Ainda, a Abiove em seu último levantamento, manteve a projeção de esmagamento do grão em 53,5 milhões de toneladas em 2023. Se confirmado, será o maior esmagamento já registrado, o que contribui para a expectativa de o Brasil ser o maior país exportador de farelo de soja no ano.
O ponto de atenção será para a próxima safra, em caso da recuperação da produção da oleaginosa na Argentina, o que trará competição ao farelo brasileiro no mercado internacional, por conta da grande capacidade de esmagamento existente no país vizinho.
Fonte: Consultoria Agro do Itaú BBA
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Exigência de regularização na faixa de fronteira colocou produtores em alerta e reacendeu o debate sobre segurança jurídica no campo. Vai chover no Ano Novo? Saiba onde a frente fria atua e confira a possibilidade de chuvas na virada para sua região. Planeje sua festa. Continue Reading Avanço de frente fria alerta para possibilidade de chuvas na virada Na retrospectiva da soja em 2025, pode-se dizer que foi um ano de desafios climáticos, ajustes de mercado e consolidação do Brasil como potência global Continue Reading Brasil consolida protagonismo global na soja em 2025, apesar de desafios climáticos Moagem de cana no Norte e Nordeste cai 9,4% na safra 2025/26, reduz produção de açúcar e etanol, mas anidro mostra maior resiliência. Continue Reading NovaBio: moagem de cana no Norte-Nordeste até novembro recua 9,4% Embrapa terá R$ 602,5 milhões no Orçamento 2026, com alta de 26,7%. Recursos reforçam pesquisa e inovação para o agro brasileiro. Continue Reading Embrapa destaca recomposição relevante do orçamento para pesquisa em 2026 Conheça as crianças que renovaram a paixão pelo campo em 2025. As histórias de Isaac Amendoim, José Marcos e os Mini-Influencers do Agro que emocionam o país. Continue Reading Os ‘Mini-Influencers’ do Agro que dominaram as redes sociais em 2025Polêmica em 2025: Mais de 35 mil fazendas seriam desapropriadas e incorporadas as terras da União
Avanço de frente fria alerta para possibilidade de chuvas na virada
Brasil consolida protagonismo global na soja em 2025, apesar de desafios climáticos
NovaBio: moagem de cana no Norte-Nordeste até novembro recua 9,4%
Embrapa destaca recomposição relevante do orçamento para pesquisa em 2026
Os ‘Mini-Influencers’ do Agro que dominaram as redes sociais em 2025





