O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, elogiou nesta segunda-feira, 16, a atuação do governo de Eduardo Leite (PSDB) no combate às tentativas recentes de invasões de terras no Rio Grande do Sul.
Durante apresentação do balanço anual da entidade, ele destacou a rapidez com que as autoridades responderam aos episódios do início de dezembro, quando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou duas fazendas em Pedras Altas. “Foi prontamente rechaçada pelo governo Eduardo Leite, que agiu muito rapidamente, muito rapidamente mesmo, e que simplesmente debelou qualquer tipo dessa tentativa”, afirmou Pereira.
Segundo o presidente da entidade, a ação integrada da Casa Civil e da Secretaria de Segurança Pública resolveu a situação em apenas oito horas, diferente de episódios anteriores que demandavam longos processos de reintegração de posse.
“Nosso produtor está vigilante, mobilizado. Tivemos a vigília durante seis ou sete meses e agora que houve a invasão, no outro dia estavam lá os produtores rurais fazendo o contraponto”, disse. Em resposta preventiva, produtores rurais mantiveram vigilância na região por mais de seis meses para evitar invasões de terras.
Pereira afirmou que o direito de propriedade é fundamental para o desenvolvimento. “Todos os povos do mundo que se desenvolveram, todos os países que são desenvolvidos, a questão basilar é segurança jurídica, direito de propriedade”, comentou. “Não tem legitimidade, não existem, é um movimento espúrio, não tem CPF, não tem CGC, não tem nada, como sempre foi”, acrescentou.
As invasões de terras em Pedras Altas fazem parte da ação “Natal com Terra” do MST, que também realizou ocupações em outros Estados. O movimento reivindica o assentamento de 1.500 famílias que, segundo eles, aguardam há mais de dez anos no Rio Grande do Sul.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Pecuária brasileira perde um de seus principais baluartes
Agropecuária brasileira perde um dos grandes selecionadores da história do Nelore, um homem a frente do seu tempo; Udelson Nunes Franco era um dos maiores selecionadores de Nelore Mocho do Brasil
Continue Reading Pecuária brasileira perde um de seus principais baluartes
Mercosul-UE reunirá cerca de 720 milhões de pessoas e PIB de mais de US$ 22 trihões
“A cerimônia de assinatura deverá ocorrer em data e local a serem acordados em conjunto entre os países do Mercosul e o lado europeu”, disseram MRE e MDIC.
Continue Reading Mercosul-UE reunirá cerca de 720 milhões de pessoas e PIB de mais de US$ 22 trihões
Fim de semana deve ser marcado por ciclone, com chuva intensa e ventos fortes
Ciclone extratropical aumenta risco de chuva forte, ventos intensos e temporais no Sul do Brasil. Veja a previsão do tempo para o fim de semana.
Continue Reading Fim de semana deve ser marcado por ciclone, com chuva intensa e ventos fortes
DNA de uma lenda: por que Herdade Cadillac segue definindo o padrão do Mangalarga Marchador
Ícone genético da raça, reprodutor lendário, Herdade Cadillac marcou um divisor de águas na seleção, deixou uma geração de campeões e segue presente no DNA do Marchador moderno.
Durante cirurgia no cérebro, agricultora faz crochê enquanto médicos retiram tumor
Agricultora do Paraná faz crochê durante cirurgia no cérebro para retirada de tumor, em técnica que preserva fala e movimentos. História impressionante.
Continue Reading Durante cirurgia no cérebro, agricultora faz crochê enquanto médicos retiram tumor
Lula celebra acordo Mercosul-UE: “Dia histórico para o multilateralismo”
Por meio das redes sociais, presidente brasileiro destacou que medida consiste em um “dos maiores tratados de livre comércio do mundo”
Continue Reading Lula celebra acordo Mercosul-UE: “Dia histórico para o multilateralismo”





