
O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, elogiou nesta segunda-feira, 16, a atuação do governo de Eduardo Leite (PSDB) no combate às tentativas recentes de invasões de terras no Rio Grande do Sul.
Durante apresentação do balanço anual da entidade, ele destacou a rapidez com que as autoridades responderam aos episódios do início de dezembro, quando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou duas fazendas em Pedras Altas. “Foi prontamente rechaçada pelo governo Eduardo Leite, que agiu muito rapidamente, muito rapidamente mesmo, e que simplesmente debelou qualquer tipo dessa tentativa”, afirmou Pereira.
Segundo o presidente da entidade, a ação integrada da Casa Civil e da Secretaria de Segurança Pública resolveu a situação em apenas oito horas, diferente de episódios anteriores que demandavam longos processos de reintegração de posse.
“Nosso produtor está vigilante, mobilizado. Tivemos a vigília durante seis ou sete meses e agora que houve a invasão, no outro dia estavam lá os produtores rurais fazendo o contraponto”, disse. Em resposta preventiva, produtores rurais mantiveram vigilância na região por mais de seis meses para evitar invasões de terras.
Pereira afirmou que o direito de propriedade é fundamental para o desenvolvimento. “Todos os povos do mundo que se desenvolveram, todos os países que são desenvolvidos, a questão basilar é segurança jurídica, direito de propriedade”, comentou. “Não tem legitimidade, não existem, é um movimento espúrio, não tem CPF, não tem CGC, não tem nada, como sempre foi”, acrescentou.
As invasões de terras em Pedras Altas fazem parte da ação “Natal com Terra” do MST, que também realizou ocupações em outros Estados. O movimento reivindica o assentamento de 1.500 famílias que, segundo eles, aguardam há mais de dez anos no Rio Grande do Sul.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Três tambores: circuito Ram ANTT realizou etapa durante o 34° congresso brasileiro ABQM
Camila Tavares Frizo e Maria Eduarda de Almeida pela venceram a etapa do Circuito Ram ANTT durante o 34° Congresso Brasileiro ABQM em Araçatuba no último fim de semana.
Tesouro publica regras do leilão para recuperar terras degradadas
O anúncio da publicação das regras do leilão para recuperar terras degradadas foi feito pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Meio Ambiente, Marina Silva, em entrevista coletiva de imprensa em São Paulo.
Continue Reading Tesouro publica regras do leilão para recuperar terras degradadas
Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Alta é puxada pela menor oferta de animais jovens e incentiva retenção de matrizes em Mato Grosso, principal produtor de bovinos do país.
Continue Reading Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Argentino Maximiliano Freschi será jurado da ExpoBrangus 2025
A exposição ocorrerá de 19 a 22 de maio no Parque do Sindicato Rural de Uruguaiana (RS) e contará com três dias de julgamentos da raça.
Continue Reading Argentino Maximiliano Freschi será jurado da ExpoBrangus 2025
Produtor dos EUA lamenta aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia
Ele é um ingrediente ativo presente em mais de 1.500 herbicidas; a aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia chega em um momento crítico.
Continue Reading Produtor dos EUA lamenta aprovação de tarifas contra 2,4-D da China e da Índia
Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo
Kümmel ocupa, atualmente, o cargo de CEO no Moinho Arapongas, no Paraná. Anteriormente, já havia presidido o Sindicato da Indústria do Trigo do Estado do Paraná (Sinditrigo-PR) por dez anos.
Continue Reading Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo