
O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, elogiou nesta segunda-feira, 16, a atuação do governo de Eduardo Leite (PSDB) no combate às tentativas recentes de invasões de terras no Rio Grande do Sul.
Durante apresentação do balanço anual da entidade, ele destacou a rapidez com que as autoridades responderam aos episódios do início de dezembro, quando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou duas fazendas em Pedras Altas. “Foi prontamente rechaçada pelo governo Eduardo Leite, que agiu muito rapidamente, muito rapidamente mesmo, e que simplesmente debelou qualquer tipo dessa tentativa”, afirmou Pereira.
Segundo o presidente da entidade, a ação integrada da Casa Civil e da Secretaria de Segurança Pública resolveu a situação em apenas oito horas, diferente de episódios anteriores que demandavam longos processos de reintegração de posse.
“Nosso produtor está vigilante, mobilizado. Tivemos a vigília durante seis ou sete meses e agora que houve a invasão, no outro dia estavam lá os produtores rurais fazendo o contraponto”, disse. Em resposta preventiva, produtores rurais mantiveram vigilância na região por mais de seis meses para evitar invasões de terras.
Pereira afirmou que o direito de propriedade é fundamental para o desenvolvimento. “Todos os povos do mundo que se desenvolveram, todos os países que são desenvolvidos, a questão basilar é segurança jurídica, direito de propriedade”, comentou. “Não tem legitimidade, não existem, é um movimento espúrio, não tem CPF, não tem CGC, não tem nada, como sempre foi”, acrescentou.
As invasões de terras em Pedras Altas fazem parte da ação “Natal com Terra” do MST, que também realizou ocupações em outros Estados. O movimento reivindica o assentamento de 1.500 famílias que, segundo eles, aguardam há mais de dez anos no Rio Grande do Sul.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Cuidados com bovinos na época mais fria do ano
Muito se fala sobre estresse por calor, mas o frio excessivo também pode afetar negativamente os bovinos
Continue Reading Cuidados com bovinos na época mais fria do ano
Novo serviço da Embrapa seleciona caprinos e ovinos pela eficiência alimentar
O serviço utilizará a nova estrutura do Centro de Eficiência Alimentar e Desempenho de Caprinos e Ovinos (Ceadoc).
Continue Reading Novo serviço da Embrapa seleciona caprinos e ovinos pela eficiência alimentar
Bem-estar animal no confinamento: tendência de mercado ou necessidade econômica?
O bem-estar animal no confinamento não é custo, é investimento com retorno direto
Continue Reading Bem-estar animal no confinamento: tendência de mercado ou necessidade econômica?
Como os incas criaram uma revolução agrícola séculos antes da tecnologia moderna
Construídos em encostas íngremes da Cordilheira dos Andes, essas estruturas permitiram o cultivo em altitudes superiores a 3.500 metros, enfrentando desafios como erosão, variação extrema de temperatura e escassez de água
Continue Reading Como os incas criaram uma revolução agrícola séculos antes da tecnologia moderna
Embrapa participa da elaboração e entrega da carta da comunidade científica da Amazônia ao presidente da COP 30
A comunidade científica amazônica reforça a importância de reconhecer o potencial da região como parte da solução para a crise climática, cobrando compromissos concretos na COP30.
Segredos de como produzir leite de cabra de forma eficiente e lucrativa
Os segredos da produção eficiente de leite de cabra estão na soma de fatores: genética, nutrição, manejo, tecnologia e visão de mercado
Continue Reading Segredos de como produzir leite de cabra de forma eficiente e lucrativa