Fávaro se reúne com entidades do setor produtivo brasileiro em Pequim

Ministro da Agricultura e Pecuária reforçou o importância do diálogo e da ampliação da presença do agro do Brasil no mercado chinês.

Na manhã desta segunda-feira (12), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acompanhado do embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, dos secretários de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, e de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, reuniu-se com representantes de 13 entidades do agronegócio brasileiro em Pequim, na China.

O encontro integrou a agenda da missão oficial ao país e teve como objetivo reforçar o diálogo com o setor produtivo, identificar oportunidades de negócios e alinhar estratégias para ampliar a presença dos produtos brasileiros no mercado chinês.

O futuro conectado da avicultura: como a IoT e a IA podem transformar a produção avícola

“Esta é a maior missão governamental que realizamos na China, e vocês, empresários, são fundamentais para estreitarmos as relações e ampliarmos os negócios do agro brasileiro”, afirmou Fávaro. “Vamos fazer com que Brasil e China, com respeito mútuo, fortaleçam suas relações comerciais, para o benefício do povo chinês e, principalmente, para que o povo brasileiro possa aproveitar essas oportunidades”, concluiu.

O embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, destacou o crescimento das exportações brasileiras para o país asiático nos últimos dois anos. “O Brasil foi, no ano passado, o mercado para o qual as exportações da China mais cresceram: 22%. Somos, cada vez mais, um parceiro comercial estratégico para os chineses”, afirmou.

Fávaro se reúne com entidades do setor produtivo brasileiro em Pequim
Foto: Divulgação

Participaram do encontro representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Associação Brasileira da Indústria do Arroz (ABIARROZ), Associação Nacional de Sucos Cítricos (CitrusBR), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), CropLife Brasil, Instituto Brasileiro do Feijão (IBRAFE) e Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

A delegação brasileira do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) conta ainda com a presença do chefe de gabinete do ministro, Wilson Taques, dos adidos agrícolas da China, Jean Gouhie e Leandro Feijó, do diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e Sustentabilidade do Mapa, Augusto Billi, da diretora do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, Ângela Pimenta Peres, do coordenador de Investimentos Estrangeiros, Thiago Luiz Arcebispo, do chefe do serviço de monitoramento em biossegurança de OGM, Eder Toppa, do chefe da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, da chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Mapa, Carla Madeira e da coordenadora -geral de Comunicação Social, Patrícia Távora.

Fávaro se reúne com entidades do setor produtivo brasileiro em Pequim
Foto: Divulgação

Fonte: MAPA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM