Fazenda Vó Luzia, de Juara, é destaque nacional pela incorporação de inovações e resultados colhidos com o uso de tecnologias na lavoura de algodão durante a Agritechnica, considerada a maior feira de máquinas agrícolas do mundo
A Fazenda Vó Luzia, localizada em Juara (MT), conquistou o título de campeã nacional na cultura do algodão no programa Smart Farm John Deere 2025, reconhecimento concedido pela empresa global de tecnologia agrícola John Deere a propriedades que atingem altos níveis de eficiência, sustentabilidade e produtividade por meio do uso de tecnologias conectadas. A conquista levou os representantes da fazenda à Alemanha, onde participaram da cerimônia de premiação e da Agritechnica, considerada a maior feira de máquinas agrícolas do mundo, realizada em Hannover.
O reconhecimento da Fazenda Vó Luzia é resultado de um projeto de modernização e gestão tecnológica iniciado há três anos, com foco em agricultura de precisão e análise de desempenho operacional. O especialista Igor Dantas, responsável pelas operações agrícolas e novas tecnologias do Grupo Scheffer, relata que o trabalho envolveu a parametrização de indicadores-chave, como rotação de maquinário, velocidade, rendimento e disponibilidade física das máquinas.
Os resultados foram expressivos: aumento da eficiência operacional, redução do consumo de herbicidas e combustível por hectare e diminuição da demanda por manutenção. Segundo Dantas, “ser Smart Farm é a coroação de um esforço coletivo que envolveu operadores, supervisores e toda a equipe técnica da fazenda”.
Fazenda Vó Luzia: Reconhecimento internacional e intercâmbio tecnológico
No total, o programa Smart Farm John Deere reconheceu 12 propriedades brasileiras com maior pontuação em diferentes categorias: três de grãos, três de cana-de-açúcar, três de culturas especiais (como forragens e silvicultura), duas de algodão e uma campeã nacional geral. Os vencedores participaram de uma imersão tecnológica na Alemanha, incluindo visita ao John Deere European Technology Innovation Center (ETIC), em Kaiserslautern, além de fábricas de tratores e colheitadeiras, culminando em um jantar de premiação exclusivo no dia 13 de novembro.
Também estiveram presentes Fred Jorge Hansen Scariot, coordenador de contas estratégicas da Áster, concessionária John Deere em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e Igor Dantas, representando o Grupo Scheffer. Para eles, a viagem simboliza o reconhecimento de um modelo de gestão rural conectado e sustentável, que vem transformando o agronegócio brasileiro.

Conectividade que transforma o agro
Um dos pilares do sucesso da Fazenda Vó Luzia foi a implantação de torres de tecnologia 3G e 4G pelo projeto ConectÁster, iniciativa da Áster que busca levar conectividade para o campo em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atualmente, o projeto conecta 3,5 milhões de hectares e beneficia 700 mil famílias rurais, além de escolas e comunidades, permitindo que propriedades de todos os portes tenham acesso à internet e à telefonia celular.
Na fazenda, duas torres ConectÁster foram instaladas, possibilitando o monitoramento remoto de todo o parque de máquinas John Deere pelo Centro de Soluções Conectadas (CSC) da Áster, em Cuiabá (MT). Segundo Scariot, “a conectividade destravou o potencial tecnológico do maquinário, permitindo a integração de soluções digitais que geram economia de insumos, aumento de eficiência e benefícios ambientais”.

Um modelo de fazenda inteligente
O programa Smart Farm John Deere certifica propriedades que se destacam pelo uso contínuo de tecnologias inovadoras, conectividade e práticas sustentáveis. Por meio de treinamentos e monitoramentos, a iniciativa comprova como a agricultura digital é capaz de gerar valor real, reduzindo custos, otimizando recursos e promovendo uma produção mais consciente.
Com a premiação, a Fazenda Vó Luzia não apenas coloca Mato Grosso no centro da agricultura de precisão mundial, mas também reforça a imagem do Brasil como referência em inovação e sustentabilidade no campo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.