Fazendeiro abate ‘maior javali do Brasil’ e mostra em vídeo; Confira

Os javalis foram introduzidos no Brasil na década de 90, com o propósito inicial de criar e comercializar sua carne exótica. Contudo, a falta de manejo adequado e controle, levou a uma proliferação descontrolada desses animais, transformando-os em uma praga no país.

Qual o maior javali do Brasil? Para alguns internautas, o animal do vídeo, representa uma boa resposta para a pergunta. O javali chegou no Brasil durante a década de 90, esse animais foram introduzidos onde seriam criados para produção e comercialização de sua carne exótica. Entretanto, por não haver um manejo e controle desses criatórios por parte dos responsáveis e fiscalizadores, os animais acabaram se tornando praga para no país. A caça desses animais é prática comum – mas ainda ameaçada pelos ambientalistas e desinformados – hoje no campo e, neste contexto, um fazendeiro abate o ‘maior javali do Brasil’ e mostra em vídeo; Confira!

Sua caça é atualmente permitida, regulamentada por leis, tornou-se a única solução para o controle populacional desses animais que causam grandes destruições por onde passam, sendo atualmente vistos na maior parte do território nacional. Sua presença desencadeou uma série de impactos negativos, que vão desde a destruição de habitats naturais até danos em plantações agrícolas e riscos à saúde pública.

O javali, ou Sus scrofa, é uma espécie de animal onívoro originária da Europa e Ásia que tem se mostrado uma ameaça crescente em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. Com uma capacidade notável de adaptação e reprodução acelerada, o animal tem causado prejuízos tanto no âmbito ambiental quanto econômico. Aqui no país, sua criação foi feita, em grande parte com o cruzamento com o “suíno domesticado”, criando o conhecido javaporco.

Mas, o que chamou atenção neste fim de semana, foi o tamanho de um desses animais. Um fazendeiro abateu o ‘maior javali do Brasil’ e mostrou durante um vídeo que viralizou na internet. O animal, que precisou ser transportado por um trator, sendo colocado em uma “concha” acoplada, mostra-se como sendo o ‘maior javali do Brasil’, segundo alguns dos internautas que comentaram na publicação.

Confira o vídeo e deixe sua opinião sobre o peso desse animal
Vídeo reprodução Instagram/@vvnomato

Qual o tamanho do maior javali?

maior javali do mundo é uma sub-espécie do mamífero chamado Sus Scrofa Attila. Este javali vive principalmente no coração das imensas florestas da Turquia. Esse animal, quando se torna adulto, ele pode pesar mais de 350 Kg com um crânio de largura mediana, medido entre seu occipital e a ponta da cabeça, de 42 cm. Em boa forma, o Atilla adulto não possui predadores naturais graças a sua notável corpulência. Além disso, ele se torna uma máquina de destruição por onde passa, um verdadeiro predador.

O maior Sus Scrofa Atilla do mundo foi encontrado por um caçador português durante uma destas viagens na Turquia.

Já aqui no Brasil, o peso médio dos animais abatidos variam de 90 a 250 kg. Entretanto, respondendo a pergunta de todos: sim, existe o javali gigante no Brasil, eles chegam a pesar mais de 250kg! Esses animais são, na maior parte, os machos, vivem sozinhos e causam maior destruição, além de atacarem pessoas.

Um desses animais foi abatido no sul do país, como é o caso do animal do vídeo acima, que chegou a pesar mais de 250 kg! Veja o vídeo acima, e diga se realmente não é o maior javali que você já viu. Veja abaixo, outro animal que também foi abatido a alguns anos no sul do país.

maior javali do Brasil

Um baita de um javali! É possível ver pela foto que o animal pesa mais de 250 kg, e era um cachaço, como é chamado o macho. Esses animais tem um poder de destruição nas lavouras, podem atacar os animais de criação e até mesmo os humanos, caso se sintam acuados.

O javali é uma ameaça ao meio ambiente e a lista de danos é extensa:

  • Estraga as nascentes, sujando toda a água;
  • Cava as encostas causando erosão;
  • Come filhotes de animais como o veado, causando sério problema para a reprodução desta espécie nativa;
  • Come ovos e filhotes de pássaros que nidificam no solo como o Inhambu, Uru, Macuco, Codorna e a Perdiz, causando baixas na população destes animais;
  • Compete pelos alimentos que seriam naturalmente de Catetos, Queixadas, Quatis, Cotias, Pacas e outros;
  • Prejudica as raízes das arvores frutíferas ao revirar todo o solo na base da planta;
  • E outros danos.

Os javalis são animais devastadores para o meio ambiente. Esta é a principal razão pela qual o javali deve ser encarado como um problema ambiental muito sério. E como não há outra alternativa viável e eficaz para conter o avanço desses animais, a caça precisa ser incentivada pelo governo brasileiro igualmente como fazem as autoridades Europeias e Norte Americanas.

Caça do javali no Brasil

A caça do javali no Brasil é regulamentada por leis e normativas específicas. Os detalhes da realização dessa atividade devem seguir as diretrizes condicionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama) e a legislação ambiental vigente. Isso inclui a obtenção de autorizações prévias, o registro no Cadastro Técnico Federal (CTF) na categoria de manejo de fauna exótica invasora e a conformidade com as normas relacionadas ao uso de armas de fogo, conforme determinado pelo Exército Brasileiro.

maior javali do Brasil

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Suplementação de proteína: O que saber antes de comprar

A ingestão diária de energia pode ser um fator limitante para o desempenho das vacas durante o pastejo de pastagens de inverno. À medida que as forragens avançam nos estágios de maturidade, há um suprimento inadequado de proteína bruta, o que efetivamente limita a ingestão de energia e a própria ingestão geral. A ingestão diminui…

Continue Reading Suplementação de proteína: O que saber antes de comprar

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM