Fenômeno La Niña se aproxima do fim e entra na fase neutra, informa o Inmet

Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirma que o evento climático deverá chegar ao fim no próximo trimestre.

O fenômeno climático La Niña, caracterizado pelo resfriamento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico Equatorial, está chegando ao fim e próximo da condição de neutralidade. A informação foi divulgada ontem (6) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O evento teve início em dezembro de 2024, embora na Região do El Niño 3.4 (área entre 170°W e 120°W) os desvios da temperatura da superfície do mar (TSM) já vinham apresentando valores abaixo de zero desde agosto/2024, indicando a presença de águas mais frias que o normal nesta área do Pacífico Equatorial.

Quadriciclos revolucionam manejo de gado em fazendas brasileiras

No entanto, apenas em dezembro de 2024 a temperatura atingiu valores inferiores a -0,5°C, condição necessária para a caracterização do fenômeno, ainda que em fraca intensidade. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, esse limiar foi mantido, mas já se observa um enfraquecimento gradual do fenômeno.

Desvio mensal da Temperatura da Superfície do Mar (ºC)

Esse enfraquecimento das águas frias no Pacífico Equatorial pode ser identificado ao comparar dois períodos distintos: 1 a 15 de fevereiro e 16 a 28 de fevereiro. No segundo período, há uma redução da área com águas frias e o surgimento de águas ligeiramente mais quentes , especialmente próximas à costa oeste da América do Sul.

A persistência e expansão dessa área mais quente em direção à parte central do oceano favorecem a dissipação do fenômeno. 

Anomalias de TSM no período de 1º a 15 e 16 a 28 de fevereiro de 2025

Os principais modelos meteorológicos internacionais, conforme anunciado pela OMM, indicam que as temperaturas da superfície do mar no Pacífico Equatorial devem permanecer abaixo da média na primeira quinzena de março, mas tendem a retornar à neutralidade em breve.

Desta forma, há uma probabilidade de 60% de que ocorra uma transição das condições de La Niña para a Neutralidade (sem a ocorrência de El Niño e La Niña), durante o trimestre março-abril-maio/2025, aumentando para 70% no trimestre abril-maio-junho/2025.

Fonte: Inmet

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM