A BVRio acaba de lançar uma ferramenta gratuita que possibilita verificar o desmatamento e a conversão de vegetação nativa em propriedades rurais na região produtora de soja no Cerrado brasileiro.
A BVRio desenvolveu e acaba de lançar uma ferramenta que possibilita verificar o desmatamento e a conversão de vegetação nativa em propriedades rurais na região produtora de soja no Cerrado brasileiro. Com uma ampla abrangência de mais de 92.000 fazendas produtoras de soja, totalizando mais de 61 milhões de hectares, esta ferramenta se torna uma poderosa aliada para realizar verificações ágeis de indicadores de desmatamento e conversão nessas áreas.
O funcionamento é simples e eficiente, sendo necessário apenas o número de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para realizar a verificação. Os proprietários rurais têm acesso gratuito à ferramenta, permitindo que demonstrem a legalidade e responsabilidade da soja que produzem a potenciais compradores.
O lançamento da nova ferramenta de avaliação de riscos da BVRio é um passo importante para auxiliar os países importadores a garantir que suas cadeias de abastecimento de soja sejam livres de desmatamento ilegal e contribuam para a preservação do meio ambiente.
Estima-se que 52,4 milhões de toneladas de soja sejam produzidas anualmente no Cerrado, o que corresponde a 43% da produção total do Brasil, e representa uma região estratégica na produção e fornecimento global de soja. O aumento da demanda por alimentos e a crescente busca por alternativas sustentáveis têm impulsionado a necessidade de monitoramento e rastreabilidade do desmatamento e conversão de vegetação nativa associados à produção de soja na região.
Grace Blackham, diretora da BVRio e gerente do projeto que é financiado pela Fundação Waterloo, disse: “Há uma grande quantidade de dados públicos disponíveis e confiáveis sobre mudança de uso do solo no Brasil, mas não havia ainda uma maneira fácil de acessá-los para verificar o desmatamento ou a conversão de vegetação nativa por propriedade.
Com base em nossa experiência na criação do Sistema de Due Diligência de Madeira e impulsionados pela crescente demanda por rastreabilidade de commodities agrícolas devido ao aumento das regulamentações, criamos esta ferramenta de mapeamento da produção de soja.”

A demanda por uma ferramenta de due diligence deve, assim, crescer substancialmente em vista de novos regulamentos internacionais. A nova legislação na União Europeia aprovada recentemente determina agora que commodities como a soja não podem ser colocadas ou disponibilizadas no mercado da UE, ou exportadas da UE, a menos que sejam livres de desmatamento após a data limite de 31 de dezembro de 2020, e tenham sido produzidas de acordo com a legislação relevante do país de produção.
Embora o regulamento defina a restrição apenas a áreas de florestas, excluindo assim grande parte do Cerrado, a tendência é que a próxima revisão da legislação europeia inclua “outros tipos de florestas”, de forma a colocar o Cerrado no escopo da regulamentação.
A ferramenta já está disponível para uso no site https://soja.bvrio.org/ e não é necessário fazer login ou registro. Novos recursos e dados serão adicionados à ferramenta ao longo deste ano.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Boi gordo tem “motivo de sobra” para alta nos preços nesta semana; vem R$ 330/@?
Retomada das exportações aos EUA, demanda interna aquecida e cenário de fim de ano criam ambiente positivo para a valorização da arroba do boi gordo ao longe desta semana, apontam as consultorias
Continue Reading Boi gordo tem “motivo de sobra” para alta nos preços nesta semana; vem R$ 330/@?
Câmara Setorial do Algodão e Derivados encerra 2025 com previsão de alta nas exportações e cautela na produção
O grupo analisou o balanço da safra 2024/2025, tendências de mercado e as propostas de políticas públicas para fortalecer o consumo de algodão no Brasil e no exterior.
Comissão Europeia recolhe carne bovina brasileira após detectar hormônios proibidos
Episódio que recolhe carne bovina brasileira após detectar hormônios proibidos reacende debate sobre controles sanitários no Brasil e pressiona negociações do acordo Mercosul–União Europeia
Continue Reading Comissão Europeia recolhe carne bovina brasileira após detectar hormônios proibidos
Prognóstico climático aponta semana de contrastes no Brasil; veja a previsão do tempo
Regiões produtivas enfrentarão condições climáticas muito distintas, aponta a previsão do tempo para a segunda semana de dezembro; Amazônia terá volumes acima de 100 mm enquanto Rio Grande do Sul e Santa Catarina entram em novo período de seca
Rastreabilidade avança no Brasil e estudo indica caminhos para ampliar sua adoção de forma inclusiva
Análise da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável mapeia desafios no Pará e propõe incentivos para acelerar a adaptação do setor.
Alerta Inmet: Chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h com risco de descargas elétricas; veja onde
Aviso de Perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuva volumosa, rajadas intensas de vento e possibilidade de descargas elétricas entre os dias 7 e 8 de dezembro. Diversas regiões do país estão sob risco de alagamentos, queda de energia e danos estruturais.





