Festa do peão consegue na justiça direito de realizar festa em Minas

A Justiça tinha barrado o uso de cavalos, bois e touros na festa de rodeio de Pedro Leopoldo; ação foi ajuizada pela Associação Civil Princípio Animal

Vamos aos fatos – A Justiça mineira havia determinado na segunda-feira (6) que o rodeio de Pedro Leopoldo, na Grande BH, não poderia usar animais como parte do evento marcado para este final de semana. A participação de cavalos, touros e bois estava programada para o fim de semana e a equipe do festival já recorreu da decisão.

A medida foi tomada após a Associação Civil Princípio Animal ajuizar uma ação alegando que durante a festa está prevista a prática de rodeio, o que pode provocar maus-tratos aos animais. De acordo com os documentos apresentados, fazem parte do evento as chamadas “montaria em touros” e “prova de três tambores”, que podem expor os bichos a sofrimentos pelo uso do sedém – corda amarrada à virilha dos animais.

Após análise da documentação, o juiz Leonardo Guimarães Moreira afirmou ter se convencido de que a prática do rodeio e da prova de tambor é nociva aos animais. Na decisão, o magistrado explicou que as práticas causam lesões às articulações dos animais e doenças a curto e médio prazo.

Moreira ressaltou, ainda, que na sociedade moderna, em que há maior consciência das pessoas sobre seus direitos, deveres e obrigações, “não há mais espaço para permitir atividade humana envolvendo utilização de animais em atividades tidas como manifestações culturais, mas que infligem intenso sofrimento e dor“.

Reviravolta

Em sua defesa, a equipe responsável pelo Pedro Leopoldo Rodeio Show alegou que adotará procedimentos exigidos por lei para dar “tratabilidade aos animais envolvidos no evento”. Assegurou ainda que os apetrechos técnicos usados pelos competidores, tanto no rodeio quanto na prova dos três tambores, não causam ferimentos aos animais.

Por meio de nota à imprensa, a equipe informou também que “todos os animais que participam do evento são acompanhados por uma equipe comandada por veterinária e que o bem-estar dos mesmos é a prioridade de todos os profissionais envolvidos na iniciativa”.

Com a ajuda do Departamento Jurídico da Confederação Nacional de Rodeio, a justiça liberou as montarias em touros no Pedro Leopoldo Rodeio Show.

Para O CEO do Pedro Leopoldo Rodeio Show, Tiago de Brito, a 17ª edição do evento tem sido especial. “Foi emocionante voltar a realizar a festa depois de dois anos. Se no último fim de semana já foi incrível, com Gusttavo Lima, Bruno & Marrone e várias outras atrações, imagine como vai ser o próximo, que além dos grandes shows, vai ser o marco da retomada das provas de rodeio em Pedro Leopoldo? Com certeza, esta edição já está marcada na história e ficou eternizada na transmissão de sábado, realizada pelo Multishow, que exibiu as apresentações de Jorge & Mateus e Os Barões da Pisadinha na íntegra para todo o país”, diz o produtor de eventos.

Nas duas últimas noites do Pedro Leopoldo Rodeio Show 2022, logo após a abertura dos portões e o tradicional show pirotécnico, o Parque de Exposições Assis Chateaubriand recebe as provas de rodeio, com a locução de Cuiabanno Lima, premiações em dinheiro e classificação para o circuito nacional do Campeonato Rodeio Bulls (CRB), um dos maiores e mais concorridos do país.

De acordo com Ivan BH, responsável pelas provas, após dois anos sem a realização dos campeonatos, a classificação ao CRB será uma injeção de adrenalina a mais para os peões. “O Pedro Leopoldo Rodeio Show é uma etapa do CRB. Ele é interestadual, com as etapas de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Neste ano, as montarias em touro também farão parte do circuito nacional. Lembro que há alguns anos PLRS é a final do CRB, porém, por motivo de cuidados em razão da pandemia da Covid-19, as competições haviam sido interrompidas, assim como o próprio rodeio, mas neste ano, começam para valer”, explica.

Segundo Ivan BH, quem ganhar a competição no Pedro Leopoldo Rodeio Show vai para a grande final, que acontece no ano que vem. Além disso, ele comenta que haverá premiação em dinheiro nas etapas do rodeio. “O campeonato classifica o participante para a grande final, que será no PLRS 2023. Já o prêmio de cada etapa, algo para os competidores já se animarem, será de R$12 mil. Mas adiciono que até o final do campeonato, serão o total de quase R$200 mil em compensação. Assim, a remuneração será uma injeção a mais de ânimo para os participantes que são apaixonados pela emoção da arena. Vale a pena participar desta competição que enaltece ainda mais a maior festa de peão do Brasil que é o Pedro Leopoldo Rodeio Show”, conclui.

Para que o espetáculo do rodeio aconteça, é necessário montar a arena, que recebe mais de 15 carretas de areia na pista para que seja usada por 20 cowboys de todo Brasil e um total de 60 touros e mais de 30 cavalos. Para garantir os bons tratos aos animais, o Pedro Leopoldo Rodeio Show conta com uma equipe de cuidadores, sob o comando da médica veterinária Lucienne Mundim, que possui grande experiência no segmento.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM