A criação dos FIAGROS é uma grande vitória da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), com o intuito de aproximar o mercado de capitais do agro e canalizar recursos de investidores para as atividades agropecuárias – um financiamento mais barato, com prazo mais acessível e com garantias mais executáveis.
Após um período sob regras temporárias, os Fundos de Investimentos nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FIAGROS), teve a regulamentação definitiva publicada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), nesta segunda-feira (30). A criação dos FIAGROS é uma grande vitória da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), com o intuito de aproximar o mercado de capitais do agro e canalizar recursos de investidores para as atividades agropecuárias – um financiamento mais barato, com prazo mais acessível e com garantias mais executáveis.
De acordo com o vice-presidente da bancada na Câmara e autor do projeto, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), a regulamentação vai permitir mais segurança para o total uso dos FIAGROS, como instrumento de modernização e fomento ao financiamento do setor agro.
“Foi a trilha que nós da FPA escolhemos para não ficarmos dependentes do Plano Safra. Criar novas rotas para que o setor possa ter diversidade de fontes e volumes de financiamento à um custo mais baixo. A realidade dos FIAGROS vai se consolidar ainda mais. Valeu a pena”, afirmou.
Para o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), esse resultado representa mais uma vitória importante para o setor. Ele explica que os Fiagros surgiram como uma possibilidade interessante de levar ainda mais investimentos para o campo, oferecer alternativas e ganhos diferenciados para investidores. “Ganham o agro e os produtores rurais, que poderão gerar ainda mais renda e oportunidade para o nosso país.”
De acordo com o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), ampliar as possibilidades do Fiagro é um anseio do mercado e de quem acredita no setor agropecuário brasileiro. “Os fundos de investimento foram criados para trazer benefícios e ainda mais credibilidade ao segmento que mais dá retorno ao Brasil. Só temos a crescer com o Fiagro devidamente alinhado”, disse o vice-presidente da FPA no Senado.
Articulação no Congresso
Mesmo aprovado em tempo recorde no Congresso Nacional, o projeto foi sancionado com vetos pelo Governo Federal, em dois pontos-chave da proposta. Um criava tratamento jurídico-tributário diferente do que é dado a outros fundos, como por exemplo o Fundo de Investimento Imobiliário (FII) – o que torna o FIAgro menos atrativo para os investidores.
O outro, retirava do adiamento do Imposto de Renda (IR) sobre o ganho de capital – com a remoção dessa modalidade, muitos produtores teriam que antecipar caixa para pagamento de um imposto, sem ter recebido dinheiro pela transação. Graças a negociação da FPA, a isenção de impostos dos fundos também foi confirmada no Congresso Nacional.
Resolução da CVM
Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a nova regulamentação busca facilitar o acesso do dinâmico e inovador agronegócio local aos recursos da poupança pública brasileira por meio de fundos de investimento. Além de prover os FIAGRO de padrões de conduta, transparência informacional e governança que sirvam à proteção dos investidores.
Os FIAGRO devem se adaptar à nova regulamentação até 30/9/2025, prazo que coincide com a conclusão da adaptação dos demais fundos de investimento à Resolução CVM 175. A medida pretende facilitar a tarefa de adaptação para os agentes de mercado.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Vai chover na virada? Veja a previsão do tempo para o seu estado
Descubra se vai chover na virada na sua cidade. Previsão completa para o Réveillon 2026 indica temporais no Sul e Sudeste e tempo firme no Nordeste.
Continue Reading Vai chover na virada? Veja a previsão do tempo para o seu estado
Haras Conexão aposta alto e assume o legado de Beaver Eternaly em negócio histórico na Vaquejada
O mercado do Quarto de Milha de Vaquejada tem um novo capítulo: Aquisição histórica reforça o protagonismo do garanhão Beaver Eternaly na vaquejada e projeta um novo ciclo de investimentos e resultados para 2026
Desaparecimento de touro campeão levanta suspeita de furto e mobiliza redes sociais
Halloween, da Cia JJ Reencontro, sumiu em Dourados e caso já é investigado pela Polícia Civil; o touro, destaque em eventos recentes, desapareceu em Dourados e segue sem notícias. O desaparecimento de um dos touros mais conhecidos do rodeio sul-mato-grossense tem mobilizado competidores, tropeiros e fãs do esporte em todo o Estado. O touro Halloween,…
Continue Reading Desaparecimento de touro campeão levanta suspeita de furto e mobiliza redes sociais
Justiça Federal reconhece legalidade do abate de jumentos, ação é comemorada em 2025
Decisão histórica encerra impasse jurídico, garante segurança à atividade e reacende o debate sobre manejo sustentável, geração de renda e bem-estar dos jumentos no Nordeste.
Sensor detecta o vírus da gripe aviária transmitida pelo ar em minutos
Tecnologia inédita permite identificar partículas aéreas do vírus da gripe aviária em apenas cinco minutos, abrindo caminho para respostas imediatas e mais eficientes contra surtos em granjas e fazendas leiteiras.
Continue Reading Sensor detecta o vírus da gripe aviária transmitida pelo ar em minutos
Mudanças no manejo no fim de ano elevam risco de cólica equina
Alterações na alimentação, na rotina e até no clima tornam os meses de novembro e dezembro um período crítico em relação ao aumento de casosos de cólica equina; a prevenção e observação são fundamentais.
Continue Reading Mudanças no manejo no fim de ano elevam risco de cólica equina





