
Produto Interno Bruto avançou 0,9% de abril a junho na comparação com o primeiro trimestre de 2023, quando havia crescido 1,9% na margem.
A coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis, disse nesta sexta-feira (1) que o fim da safra de soja e a política monetária explicam a desaceleração no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2023 na comparação com o primeiro.
O Instituto informou que o PIB avançou 0,9% de abril a junho na comparação com o primeiro trimestre de 2023, quando havia avançado 1,9% na margem – este dado foi revisado para alta de 1,8%, conforme informação divulgada também nesta sexta-feira pelo instituto.
Segundo Rebeca, o Brasil manteve “crescimento importante”, apesar da desaceleração ante os três primeiros meses do ano.
Recuo do agronegócio
Ela atribuiu o fato à boa base de comparação do primeiro trimestre e, mais objetivamente, citou a taxa de juros elevada e o recuo do agronegócio (-0,9%), cujo PIB havia puxado o desempenho do primeiro trimestre.
O movimento se deve ao fato de cerca de 60% da safra da soja já ter sido colhida nos primeiros três meses do ano.
“Nós continuamos com um crescimento importante. Obviamente, a política monetária influencia a economia. Mas tem outros fatores que amenizam”, disse a coordenadora.
E continuou: “A única atividade que caiu foi a agropecuária, mas isso não significa que seja um ano ruim para a atividade. A queda se deveu a essa comparação das safras.”
Fonte: Estadão Conteúdo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Golpe dos “cavalos de papel”: Polícia mira esquema que “esquentou” 14 mil bois e cavalos sem origem
Operação “Tropilha” expõe rede de falsificação que movimentou esquema que “esquentou” 14 mil bois e cavalos sem origem e ameaça a credibilidade do setor pecuário gaúcho
Preços de açúcar iniciam setembro com novas quedas
A desvalorização está relacionada à baixa demanda e ao fato de agentes de usinas terem cedido aos preços, para viabilizar as vendas.
Continue Reading Preços de açúcar iniciam setembro com novas quedas
Crise no campo derruba em quase 50% as vendas de máquinas na Expointer
Endividamento, juros altos e retração no preço da soja formam a tempestade perfeita que derrubou quase pela metade as vendas de máquinas na Expointer 2025
Continue Reading Crise no campo derruba em quase 50% as vendas de máquinas na Expointer
Nordeste recebe o III Encontro Mundial de Vaquejada com premiação de R$ 300 mil
48ª Vaquejada Parque Maria da Luz, em Campina Grande-PB, promete espetáculo histórico e grande premiação para diversas categorias; Além disso, o mundo todo vai se encontrar durante o III Encontro Mundial de Vaquejada
Continue Reading Nordeste recebe o III Encontro Mundial de Vaquejada com premiação de R$ 300 mil
Etanol hidratado abre o mês com 7ª alta consecutiva
O suporte aos valores vem da postura firme do vendedor, que segue ofertando baixos volumes no spot e tem perspectivas de novas elevações nos próximos meses.
Continue Reading Etanol hidratado abre o mês com 7ª alta consecutiva
Importações de trigo acumuladas em 2025 já são as maiores desde 2007
Os preços externos mais atrativos têm estimulado as moageiras brasileiras a ampliarem as compras, sobretudo de países vizinhos.
Continue Reading Importações de trigo acumuladas em 2025 já são as maiores desde 2007