
Operação Phyto X combate comércio irregular de mudas e sementes em São Paulo
Em uma ação conjunta com a Polícia Civil de São Paulo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Phyto X, com o objetivo de coibir o tráfico irregular de sementes, mudas e outros materiais de propagação vegetal em território nacional.
O foco da operação foi a cidade de Batatais, no nordeste paulista, onde se encontra um dos maiores viveiros de mudas do país. Durante a fiscalização, equipes identificaram plantas adultas e materiais de propagação sem documentação que comprove sua origem, incluindo espécies raras e de interesse colecionável. Segundo a Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras), há indícios de que parte desse material estava sendo comercializado internamente e até exportado em desacordo com normas brasileiras e internacionais.
Além do risco fitossanitário, a ação apontou possível produção irregular de cultivares protegidas, o que pode configurar prática de biopirataria.
Protegendo a agricultura nacional
Todo o material apreendido foi retido cautelarmente e só poderá ser liberado mediante comprovação de origem e regularidade, conforme comunicado oficial do Mapa. Amostras também foram coletadas para identificação das espécies e análise de possíveis pragas ou doenças.
“O controle rigoroso do trânsito de sementes e mudas é fundamental para proteger a agricultura brasileira de pragas e doenças, além de evitar concorrência desleal no setor”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
Os responsáveis pela irregularidade foram autuados e terão prazo regulamentar para apresentar defesa e documentação comprobatória. O Mapa reforça que todo trânsito internacional de material vegetal depende de autorização oficial. Para atividades como importação, produção, exportação e comércio de sementes e mudas, a inscrição no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e no Renasem é obrigatória.
Segundo Goulart, essas medidas são essenciais para garantir a segurança fitossanitária, proteger o setor produtivo e fortalecer a competitividade da agricultura brasileira.
Escrito por Compre Rural.
VEJA MAIS:
- Confinamento dispara rentabilidade e garante otimismo no campo
- Como implementar boas práticas de manejo de pastagem
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.