
Mapeamento inédito mostra que 10%, quase 1 milhão de hectares, do estado de Santa Catarina é coberto por florestas comerciais; dado integra o Inventário de Florestas Plantadas do Estado
O mercado de florestas plantadas é um dos pilares estratégicos do agronegócio brasileiro e base de uma das cadeias mais competitivas do mundo: a produção de papel e celulose. Diferente do desmatamento, essas áreas são cultivadas de forma planejada e sustentável, garantindo fornecimento contínuo de madeira para indústrias que movimentam bilhões de reais anualmente.
O Brasil figura entre os maiores produtores globais, com destaque para gigantes como Suzano, Klabin e CMPC, que utilizam principalmente plantações de eucalipto e pinus para abastecer fábricas modernas, voltadas tanto ao mercado interno quanto à exportação. Além de gerar divisas e empregos, esse setor coloca o país na vanguarda em eficiência florestal, já que as árvores brasileiras têm um dos ciclos de crescimento mais rápidos do planeta.

Em Santa Catarina, o setor de florestas plantadas tem papel estratégico para a economia e para a geração de empregos, especialmente no interior do estado. Com destaque para o cultivo de pinus e eucalipto, a atividade sustenta uma forte cadeia produtiva que vai da produção de papel e celulose até móveis, painéis de madeira e energia renovável.
O segmento movimenta milhares de pequenos, médios e grandes produtores, consolidando o estado como um dos principais polos florestais do Brasil. Além disso, contribui para a diversificação da matriz econômica catarinense, fortalece as exportações e garante competitividade global às indústrias instaladas na região.

Mais de 950 mil hectares do território catarinense estão cobertos por florestas comerciais plantadas, o equivalente a cerca de 10% da área total do estado. O dado integra o Inventário de Florestas Plantadas do Estado, lançado nesta sexta-feira, 19, em Lages, pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc.
O estudo inédito detalha a distribuição e o volume das plantações de Pinus e Eucalyptus, reforçando a posição catarinense como um dos maiores polos florestais do Brasil.
- Conheça os 10 municípios com as maiores áreas de florestas plantadas do Brasil
- Brasil: Maior produtor de florestas plantadas no mundo
- Gigante florestal vende 8 mil hectares de florestas; veja valor
O estudo reúne informações detalhadas sobre a distribuição, extensão e volume das florestas plantadas no estado, com destaque para os gêneros Pinus ssp. e Eucalyptus spp. Além da dimensão territorial, o inventário quantifica o estoque de madeira disponível para diferentes usos industriais, como serrarias, papel e celulose, painéis e energia. As mesorregiões Serrana, Oeste e Norte se destacam como as principais áreas produtoras, respondendo por grande parte do volume mapeado.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, o inventário de florestas plantadas é um instrumento estratégico para o setor. “Com dados técnicos atualizados, Santa Catarina reforça sua capacidade de planejamento, o inventário servirá como base para políticas públicas e investimentos privados. Também será fundamental para o uso sustentável das florestas, equilibrando desenvolvimento econômico e preservação ambiental”, destaca Chiodini.
O trabalho foi conduzido por pesquisadores e técnicos da Sape e do CAV/Udesc durante o ano de 2024. “Foram utilizadas tecnologias de sensoriamento remoto e amostragens em campo para garantir precisão e confiabilidade nas informações”, explica o coordenador do Inventário de Florestas Plantadas, Marcos Benedito Schimalski, coordenador pela Udesc.
O Inventário de Florestas Plantadas será referência para o setor público e privado, contribuindo para políticas de fomento, certificações internacionais, planejamento logístico e gestão sustentável dos recursos florestais em Santa Catarina.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.