Fortes chuvas deixam áreas em alerta nesta sexta; confira onde

Nesta sexta-feira, 23, o ar quente e úmido, que domina grande parte do país, está contribuindo para o desenvolvimento de nuvens carregadas em várias áreas, deixando algumas localidades em alerta; confira a previsão

Nesta sexta-feira, 23, uma mudança significativa no padrão climático está prevista para todo o Brasil, com diferentes regiões experimentando condições diversas. O ar quente e úmido que domina grande parte do país está contribuindo para o desenvolvimento de nuvens carregadas em várias áreas, enquanto mudanças específicas estão ocorrendo em diferentes partes do território. Confira a previsão, com informações da Climatempo.

Sul

A chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul promete alterações significativas no clima da Sul. Esta mudança trará consigo um aumento nas condições de chuva em toda a região, especialmente no Paraná e em quase todas as regiões de Santa Catarina e do RS. O dia começará com muito sol e calor, mas a nebulosidade aumentará gradualmente, culminando em pancadas de chuva com raios durante a tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte. Nas áreas litorâneas de Santa Catarina e no litoral norte gaúcho, pode chover a qualquer hora, embora o sol deva predominar na maior parte do dia.

Sudeste

A circulação ciclônica de ventos está enfraquecendo sobre o Sudeste, o que resultará em uma redução das áreas de chuva. No entanto, o calor persiste na região, com nuvens carregadas crescendo sobre todos os estados. Fortes pancadas de chuva são esperadas em toda a região, com períodos de sol intercalados ao longo do dia. O estado de Minas Gerais deve receber a chuva mais volumosa, enquanto no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo, as chuvas devem ocorrer principalmente à tarde e à noite, com risco de temporais.

Centro-Oeste

O ar quente e úmido continua predominando sobre o Centro-Oeste, com nuvens carregadas crescendo em toda a região. Espera-se sol na maior parte do dia em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e de Mato Grosso, com pancadas de chuva à tarde e à noite, podendo ser moderadas a fortes. Nas demais áreas de Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal, as pancadas de chuva serão mais frequentes, com risco de temporais.

Nordeste

Nuvens carregadas estão se formando sobre todos os estados do Nordeste devido ao ar quente e úmido, à circulação ciclônica de ventos e à presença da Zona de Convergência Intertropical na costa norte. Pancadas de chuva com raios são esperadas em toda a região, com períodos de sol ao longo do dia. A chuva mais forte e volumosa é esperada para os estados do Maranhão, Piauí, Ceará (oeste) e litoral da Bahia.

Norte

O ar úmido volta a se espalhar sobre o Amazonas, trazendo pancadas de chuva com raios para Manaus e quase todo o estado. Nas demais áreas da região, o ar quente e úmido continua predominando, com nuvens carregadas e pancadas de chuva ao longo do dia. Alerta para muita chuva sobre o Tocantins, leste e litoral do Pará, Rondônia e Acre.

Alertas meteorológicos para esta sexta

Chuva moderada a forte

  • Nas capitais Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Porto Velho e Rio Branco.

Temporais com raios e rajadas de vento (71 km/h a 90 km/h)

  • Centro e noroeste de São Paulo, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Triângulo Mineiro, Serra da Canastra, Goiás (exceto sul do estado), Distrito Federal, Mato Grosso (exceto sul do estado), oeste e litoral da Bahia, sertão de Pernambuco, litoral, oeste e sul do Ceará, litoral norte do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão (exceto divisa com o Tocantins), sul do Tocantins, litoral e nordeste do Pará, Acre, Rondônia (exceto extremo norte do estado).

Chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento (51 km/h a 70 km/h)

  • Quase toda a Região Sul (exceto centro-sul/sudoeste e litoral central-norte do RS, litoral de SC), estado São Paulo (exceto centro e noroeste do estado), quase todo o estado do Rio de Janeiro (exceto litoral norte e região dos Lagos), Espírito Santo (exceto litoral), Grande Belo Horizonte, centro, leste, oeste e norte de Minas Gerais, interior da Bahia (exceto oeste do estado e região de Sobradinho), centro e leste do Ceará, divisa do Maranhão com o Tocantins, faixa litorânea do norte da Bahia até Natal, Tocantins (exceto sul do estado), sul, centro, leste e norte do Pará, extremo sul do Amazonas, extremo norte de Rondônia, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e sul de Goiás.

Chuva moderada

  • No interior de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco (exceto sertão) e interior da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM