Fortes temporais vão atingir o Rio Grande do Sul nos próximos dias; veja localidades

De acordo com as previsões, o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina enfrentarão fortes tempestades, com precipitações que podem ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões; confira a previsão completa

Chuvas intensas e ventos fortes atingirão o sul do Brasil nos próximos dias, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com as previsões, o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina enfrentarão fortes tempestades, com precipitações que podem ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões.

A instabilidade meteorológica, resultado de uma frente fria retrocedendo de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul, causará impactos significativos até o próximo domingo (12). O Inmet adverte que as áreas mais afetadas incluem o centro-norte e leste gaúcho, além do litoral norte do estado e partes do sul de Santa Catarina.

Além das chuvas intensas, espera-se uma mudança na direção dos ventos, que se tornarão predominantes do sul, com rajadas que podem superar os 30 km/h entre o fim do domingo (12) e a segunda-feira (13).

A frente fria também trará uma queda nas temperaturas. O sul do Rio Grande do Sul enfrentará um clima frio e seco, com mínimas entre 4°C e 8°C nas áreas mais geladas. Na capital Porto Alegre, a temperatura pode chegar a 13°C pela manhã. Outras regiões terão nebulosidade e temperaturas amenas durante a madrugada.

A partir de segunda-feira (13), um reforço de ar frio e seco de origem polar intensificará o frio, com possibilidade de geadas a partir de terça-feira (14), dissipando a instabilidade causada pela frente fria.

Diante dessas condições climáticas adversas, o Inmet ressalta a importância de seguir as orientações da Defesa Civil Nacional. Novos transtornos são esperados em áreas já impactadas pelas chuvas anteriores.

Previsões para o Nodeste

A quinta-feira (09) será marcada por condições preocupantes de umidade relativa do ar em parte do Nordeste brasileiro. No interior da Bahia, principalmente no extremo oeste, os valores devem cair abaixo de 20%, o que pode causar complicações alérgicas e respiratórias, além de aumentar o risco de incêndios florestais.

Os estados de Pernambuco e Alagoas devem enfrentar chuvas concentradas ao longo do dia, enquanto no litoral do Maranhão e parte do Piauí são esperadas pancadas de chuva devido ao aumento da disponibilidade de calor e umidade. No interior nordestino, não são previstas chuvas, e as temperaturas máximas podem chegar a 32°C na tarde de quinta-feira.

Para a sexta-feira (10), a previsão indica um cenário semelhante, com poucas chances de chuvas no interior do Nordeste e na porção leste. As maiores probabilidades de precipitações estarão concentradas na faixa costeira do Maranhão e Piauí, devido à atuação da ZCIT.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM