
FPA apresenta emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias; Emendas da bancada na LDO garantem investimentos para o seguro rural e defesa agropecuária em 2024
Com o intuito de promover avanços e sustentar o crescimento do setor agropecuário no Brasil, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) apresentou um conjunto de emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 (PLN 4/23), em tramitação na Comissão Mista de Orçamento (CMO), para garantir a produção do setor. Os deputados pedem que quatro emendas sejam acrescentadas à lei que definirá o orçamento do próximo ano.
Uma das emendas apresentadas pela bancada quer aumentar o orçamento necessário para operar o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). O seguro serve para minimizar as perdas do agricultor em decorrência de fatores ocasionados pelo clima e recuperar o capital investido na lavoura em caso de estragos.
Nos últimos meses, uma série de eventos climáticos assolaram o país, entre eles, ciclones no Sul e ondas de calor em todo o Brasil.
Segundo argumenta a FPA, os custos para o pagamento do prêmio aumentaram devido à intensidade e frequência dos eventos climáticos neste e no ano passado, como a seca histórica na Amazônia e as enchentes que destruíram cidades no Sul do país. Por isso, os recursos financeiros públicos destinados a socorrer os agricultores deve aumentar.
Os autores das emendas são os deputados Sérgio Souza (MDB-PR), Pedro Lupion (PP-PR), também presidente da bancada, e o deputado Alceu Moreira (MDB-RS).
Senado Federal
Na segunda-feira (13), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal (CRA) aprovou o relatório do senador Jaime Bagatolli (PL-RO) ao projeto da Lei de Diretrizes e Orçamentárias (LDO) de 2024. O senador acatou emendas apresentadas que tratam da Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias para a Agropecuária, Fomento ao Setor Agropecuário e Assistência Técnica e Extensão Rural. O relatório da CRA será analisado agora pela Comissão Mista de Orçamento (CMO).
As emendas foram apresentadas pelos senadores Alan Rick (União-AC), Esperidião Amin (PP-SC), Izalci Lucas (PSDB-DF), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Jaime Bagattoli, Chico Rodrigues (PSB-RR) e buscam reforçar o financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação conduzidos pela Embrapa e também ampliar a promoção da agropecuária nacional com incentivo e apoio ao pequeno e médio produtor agropecuário.
O relatório está previsto para ser votado na próxima semana na CMO.
Segundo o gabinete do presidente da frente ruralista, Pedro Lupion, a emenda pede que não haja limitação de empenho para os recursos destinados ao seguro, ou seja, mesmo que a receita não esteja sendo arrecadada conforme previsto, os recursos devem ser garantidos.
O deputado Sérgio Souza (MDB-PR), protocolou três emendas, referentes ao fomento agropecuário, defesa agropecuária e prêmio do seguro rural. As emendas buscam o incentivo à produção agropecuária para estruturar as cadeias produtivas para o desenvolvimento do setor de forma sustentável.
Compre Rural com informações do Estadão Conteúdo e FPA
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. São mais de 120 cursos ofertados em formato de educação a distância (EaD), abrangendo temas como defesa agropecuária e produção vegetal e animal. Continue Reading Escola do Governo Federal voltada para a agropecuária completa dez anos Os exportadores dos EUA são obrigados a reportar qualquer venda de 100 mil toneladas ou mais de uma commodity feita em um único dia. Continue Reading Exportadores dos EUA reportam vendas de 225,7 mil t de milho a México e Colômbia O sistema é simples, direto e acessível, o criador escolhe um laboratório ativo na RBQL, realiza a pesagem e coleta de amostras na propriedade e envia os dados à Jersey Brasil Conforme a superintendente de Registro Genealógico da Arco, Magali Moura, este número, de 997 animais inscritos, é o maior nos últimos 15 anos. Continue Reading Arco bate marca dos últimos 15 anos em inscritos para a 48ª Expointer Do DNA ao Tanque: A Certificação A2A2 Mais Segura, Econômica e Inclusiva do Brasil A partir de agora, só poderão permanecer no imóvel para receberem indenizações por benfeitorias, aqueles que estiverem na posse dos mesmos. Continue Reading Superior Tribunal de Justiça toma decisão que afeta arrendatários no meio ruralEscola do Governo Federal voltada para a agropecuária completa dez anos
Exportadores dos EUA reportam vendas de 225,7 mil t de milho a México e Colômbia
Seu rebanho Jersey merece dados que trabalham por você. E agora, isso custa só R$ 1,00 por animal
Arco bate marca dos últimos 15 anos em inscritos para a 48ª Expointer
Certificação A2A2 Jersey Brasil: A Mais Completa, Acessível e Aberta a Todas as Raças Leiteiras e Laticínios
Superior Tribunal de Justiça toma decisão que afeta arrendatários no meio rural