França reforça medidas contra a gripe aviária

PARTILHAR
Foto: Divulgação

As medidas francesas, de prevenção reforçadas serão, implementadas para proteger as granjas.

O governo francês colocou todo o país em alerta máximo para a gripe aviária, enquanto o vírus se espalha pela Europa, disse o Ministério da Agricultura na sexta-feira.

A mudança estenderá a exigência de manter os rebanhos de aves dentro de casa, medida já implementada em algumas áreas desde setembro.

“Desde o início de agosto, 130 casos ou aglomerados de gripe aviária foram detectados em animais selvagens ou em fazendas na Europa”, disse o ministério em um comunicado, acrescentando que três casos foram identificados em pássaros de quintal no nordeste da França.

“Medidas de prevenção reforçadas serão, portanto, implementadas para proteger as granjas.”

A exigência de manter os rebanhos dentro de casa será adaptada, no entanto, para levar em consideração as práticas de produção, como a agricultura caipira, disse o ministério.

Em outros lugares da Europa, as autoridades holandesas ordenaram na semana passada que fazendas comerciais mantivessem todos os rebanhos dentro depois que a gripe aviária foi relatada em uma fazenda.

As medidas da França não ameaçarão o status de livre da gripe aviária que o país garantiu no início de setembro, após uma onda anterior de gripe aviária, acrescentou o ministério.

A França abateu cerca de 3 milhões de aves no inverno passado em sua região de criação de patos no sudoeste, enquanto lutava com a disseminação do vírus de aves selvagens para bandos de aves.

Fonte: Reuters

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR