Gado Canchim: desempenho invejável na produção de carne

Gado Canchim: desempenho invejável na produção de carne

PARTILHAR
Novilhas canchim
Foto: BeefPoint

Com desempenho invejável na produção de carne, Canchim é apresentada na TECNOSHOW COMIGO.

Raça desenvolvida pela Embrapa é utilizada para aumentar eficiência da pecuária.

Desenvolvida para ser uma raça de animais com alto índice de desempenho e carcaça, a Canchim foi apresentada nesta quarta-feira (5) aos visitantes da TECNOSHOW COMIGO. A missão de falar sobre os animais que têm no sangue toda a musculosidade do Charolês e a rusticidade do Zebu, foi dada ao o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte, Roberto Augusto Torres.

Touro premiado da raça canchim
Foto: acrissul.com.br

Ele recebeu pecuaristas, estudantes e interessados pelo tema no Auditório II, e fez questão de destacar a funcionalidade da raça Canchim, que possui bons aprumos, umbigo já corrigido, mucosas escuras, alta fertilidade e toda a responsabilidade de aumentar a eficiência da pecuária brasileira.

Resultado do cruzamento entre a francesa Charolês e a brasileira Zebu, a raça foi criada nos anos 40 e reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 1983. De lá pra cá, vem sendo melhorada e hoje é vista como referência na produção de carne. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN), Adriano Lopes, hoje o Canchim existe para complementar projetos pecuários. “A raça foi muito bem elaborada e estudada. É extremamente versátil e produtiva. Estou or

Canchim em Confinamento Comercial
Canchim em Confinamento Comercial / Foto: Divulgação

gulhoso de ver os animais em um evento de tão grande proporção e importância como a TECNOSHOW COMIGO, onde já vendemos 80% dos Canchins que trouxemos”, disse.

animal em confinamento pode ganhar até 20 quilos por dia

A Charolês, famosa por ser uma das raças de maior desempenho do mundo, tem bom desempenho de carcaça, com mais carne do que osso, o que acabou sendo herdado pelo Canchim. O taurino possui boa adaptação, pelo curto – o que facilita a dissipação do calor –, abate precoce (são cerca de 20 meses) de machos e fêmeas, considerável ganho de peso e caráter mocho. Roberto, que foi o responsável pelo melhoramento genético do Canchim, conta que um animal da raça em confinamento comercial pode ganhar até 20 quilos por dia.

FICHA TÉCNICA
16ª edição da TECNOSHOW COMIGO
Data: 3 a 7 de abril de 2017 (segunda a sexta-feira)
Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

PARTILHAR