Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford

Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha.

A quarta-feira, 30 de abril, foi de campo e conhecimento em Sant’Ana do Livramento (RS), durante o terceiro dia da Gira Técnica do 9º Congresso Mundial Braford. A Estância Bela Vista, um dos mais tradicionais criatórios das raças Hereford e Braford no Brasil, recebeu os participantes em uma jornada que evidenciou não apenas a rusticidade da raça, mas também a força da seleção genética feita no bioma Pampa.

Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha. Com mais de 100 anos de história na criação de Hereford e, desde a década de 1980, atuando no desenvolvimento do Braford, a Bela Vista é referência nacional. “Temos uma longa trajetória e também um longo caminho de história dentro da raça Braford”, afirmou a titular da estância, Celina Maciel, que representa a terceira geração da família à frente da fazenda.

Carcaças mais pesadas: a nova era da pecuária brasileira

Durante o Dia de Campo, foram apresentados diversos lotes de animais, representando diferentes categorias e fases produtivas. O momento serviu para mostrar, na prática, os resultados de um trabalho de seleção que já levou mais de 50 touros da marca Bela Vista para centrais de inseminação, com genética difundida por todo o país. A realização do Congresso Mundial Braford no Brasil tem especial relevância diante do crescimento da raça em todo o território nacional, especialmente em regiões como Centro-Oeste e Norte, onde o Braford tem sido amplamente utilizado em cruzamentos industriais. “É uma raça fértil, com um excelente acabamento de carcaça, com rendimentos excelentes, aliados à uma grande rusticidade, condição muito importante nas criações extensivas, já que o cruzamento traz esse grande atributo aos animais.”, destacou Celina Maciel.

Além da mostra a campo, o evento contou com palestra da presidente da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, Ana Doralina Alves Menezes. Com o tema “Carne bovina brasileira: qualidade, sustentabilidade, desafios e oportunidades de mercado”, ela abordou pontos-chave para o futuro da carne nacional, destacando o papel da pecuária brasileira frente às exigências globais e à agenda ambiental.

A Gira Técnica segue até esta quinta-feira e antecede a programação oficial do 9º Congresso Mundial Braford, que ocorre até 4 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), com organização da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Em paralelo, também será realizada a 18ª Exposição Nacional da raça Hereford.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM