José Neto, consultor técnico Beef da Bigsal | Trouw Nutrition, destaca que os bons resultados da cria dependem de um manejo integrado e eficiente, desde a preparação para a estação reprodutiva até os cuidados pós-parto.
A adoção de medidas para garantir a fluidez em um sistema de cria de sucesso é essencial para a cadeia produtiva de carne bovina, especialmente no Norte do Brasil, onde o clima e as condições ambientais impõem desafios específicos aos pecuaristas. José Neto, consultor técnico Beef da Bigsal | Trouw Nutrition, destaca que os bons resultados da cria dependem de um manejo integrado e eficiente, desde a preparação para a estação reprodutiva até os cuidados pós-parto.
“A preparação para o período reprodutivo começa muito antes de seu início, com atenção especial às matrizes. Um dos primeiros passos é avaliar o escore de condição corporal dos animais, já que com essa mensuração é possível ajustar a nutrição dos animais para obtenção do máximo desempenho produtivo. Os pecuaristas devem entender que existem diferentes exigências nutricionais em cada fase da vida de uma fêmea, seja ela novilha, primípara ou multípara. Os manejos sanitários e reprodutivos também devem estar na lista do que fazer antes de iniciar a cria”, explica José Neto, da Bigsal | Trouw Nutrition.
Durante a estação reprodutiva, a atenção se volta à execução das práticas anteriormente planejadas, como implementação da IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) – biotécnica reprodutiva que envolve a sincronia do ciclo reprodutivo das fêmeas e otimização da taxa de concepção (que requer monitoramento constante e nutrição adequada às necessidades específicas de cada matriz). A suplementação com soluções nutricionais específicas faz diferença no desenvolvimento dos bezerros e na recuperação das vacas no pós-parto.
“A IATF destaca-se como uma biotécnica revolucionária para a pecuária de cria, pois agrega muito ao ciclo, com sincronização do cio, melhoria genética a médio prazo, maior eficiência e controle reprodutivo, além de decisão sobre o período de nascimento dos bezerros”, complementa o consultor.
Após o término da estação reprodutiva, há ajuste no foco, que fica concentrado nos cuidados com os bezerros, recuperação das matrizes e avaliação dos resultados, além da suplementação com soluções específicas – fator determinante para o desenvolvimento dos bezerros e recuperação de vacas após o parto.
“A Bigsal | Trouw Nutrition oferece uma linha completa de produtos desenvolvidos especificamente para as necessidades nutricionais da pecuária de cria no Norte do país, proporcionando uma suplementação adequada que atende às exigências nutricionais das matrizes e bezerros em todas as fases do ciclo reprodutivo”, conclui José Neto.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. A unidade foi instituída no âmbito da Secretaria-Executiva da pasta e será vinculada à Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado. Continue Reading Ministério da Agricultura instala unidade técnica regional em Canarana, em MT O investimento – que a empresa não informou – visa a expansão da companhia no setor florestal por meio de tecnologias de silvicultura. Continue Reading John Deere adquire ativos de tecnologia de plantio mecanizado da Risutec Oy Evento reúne nomes do agro, da energia e do empreendedorismo para debater estratégias, governança e os rumos do setor, conectando campo e mercado. Continue Reading Gestão, liderança e inovação estarão em debate na 36ª Abertura da Colheita do Arroz Roteiro promovido pela Elicit Plant Brasil avaliou lavouras sob diferentes ambientes, materiais genéticos e condições climáticas. Continue Reading Sob estresses abióticos, áreas de soja em SP e PR registram incrementos produtivos Gado pode beber água no rio? Entenda quando a prática vira infração ambiental com multa de R$ 5 mil por hectare e risco de processo criminal. Frente fria avança pelo Sul, ZCIT reforça instabilidade no Nordeste e combinação de calor e umidade aumenta risco de temporais severos no país, alerta Inmet Continue Reading Perigo: Temporais com chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h atingem 20 estadosMinistério da Agricultura instala unidade técnica regional em Canarana, em MT
John Deere adquire ativos de tecnologia de plantio mecanizado da Risutec Oy
Gestão, liderança e inovação estarão em debate na 36ª Abertura da Colheita do Arroz
Sob estresses abióticos, áreas de soja em SP e PR registram incrementos produtivos
Acesso do gado ao rio pode virar crime ambiental e satélite já fiscaliza, multa chega a R$ 5 mil/ha
Perigo: Temporais com chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h atingem 20 estados





