
José Neto, consultor técnico Beef da Bigsal | Trouw Nutrition, destaca que os bons resultados da cria dependem de um manejo integrado e eficiente, desde a preparação para a estação reprodutiva até os cuidados pós-parto.
A adoção de medidas para garantir a fluidez em um sistema de cria de sucesso é essencial para a cadeia produtiva de carne bovina, especialmente no Norte do Brasil, onde o clima e as condições ambientais impõem desafios específicos aos pecuaristas. José Neto, consultor técnico Beef da Bigsal | Trouw Nutrition, destaca que os bons resultados da cria dependem de um manejo integrado e eficiente, desde a preparação para a estação reprodutiva até os cuidados pós-parto.
“A preparação para o período reprodutivo começa muito antes de seu início, com atenção especial às matrizes. Um dos primeiros passos é avaliar o escore de condição corporal dos animais, já que com essa mensuração é possível ajustar a nutrição dos animais para obtenção do máximo desempenho produtivo. Os pecuaristas devem entender que existem diferentes exigências nutricionais em cada fase da vida de uma fêmea, seja ela novilha, primípara ou multípara. Os manejos sanitários e reprodutivos também devem estar na lista do que fazer antes de iniciar a cria”, explica José Neto, da Bigsal | Trouw Nutrition.
Durante a estação reprodutiva, a atenção se volta à execução das práticas anteriormente planejadas, como implementação da IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) – biotécnica reprodutiva que envolve a sincronia do ciclo reprodutivo das fêmeas e otimização da taxa de concepção (que requer monitoramento constante e nutrição adequada às necessidades específicas de cada matriz). A suplementação com soluções nutricionais específicas faz diferença no desenvolvimento dos bezerros e na recuperação das vacas no pós-parto.
“A IATF destaca-se como uma biotécnica revolucionária para a pecuária de cria, pois agrega muito ao ciclo, com sincronização do cio, melhoria genética a médio prazo, maior eficiência e controle reprodutivo, além de decisão sobre o período de nascimento dos bezerros”, complementa o consultor.
Após o término da estação reprodutiva, há ajuste no foco, que fica concentrado nos cuidados com os bezerros, recuperação das matrizes e avaliação dos resultados, além da suplementação com soluções específicas – fator determinante para o desenvolvimento dos bezerros e recuperação de vacas após o parto.
“A Bigsal | Trouw Nutrition oferece uma linha completa de produtos desenvolvidos especificamente para as necessidades nutricionais da pecuária de cria no Norte do país, proporcionando uma suplementação adequada que atende às exigências nutricionais das matrizes e bezerros em todas as fases do ciclo reprodutivo”, conclui José Neto.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Quantum de Alcatéia, um dos maiores nomes da raça Mangalarga Marchador, foi a principal vítima de um surto que já matou mais de 200 cavalos no Brasil; Ministério da Agricultura investiga contaminação em ração da Nutratta A nova temporada da PBR Team Series, a Liga de Montaria em Equipes da Professional Bull Riders tem início neste fim de semana com 60 brasileiros. Continue Reading PBR Team Series: Brasileiros são maioria na nova temporada da liga PBR O representante da ABIPESCA destaca os reflexos imediatos dessa medida para o setor, os prejuízos às indústrias e exportadores nacionais. Ao justificar a medida, Trump afirmou que a relação comercial dos EUA com o Brasil é “injusta”. “Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco”, escreveu. Continue Reading DATAGRO: Trump anuncia tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil aos EUA O aquecimento da economia, o preço do café e a bandeira vermelha de energia impulsionaram a inflação na primeira metade de 2025. Continue Reading BC só publicará nova carta em abril, caso IPCA continue acima do teto Em relação à inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o documento reduziu de 5% para 4,9% a projeção para 2025. Continue Reading Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025Cavalo de R$ 12 milhões morre com suspeita de intoxicação por ração e expõe crise sem precedentes na equinocultura
PBR Team Series: Brasileiros são maioria na nova temporada da liga PBR
ABIPESCA emite nota sobre impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao pescado brasileiro
DATAGRO: Trump anuncia tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil aos EUA
BC só publicará nova carta em abril, caso IPCA continue acima do teto
Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025