Gestão rural: 3 pilares para o gerenciamento do agronegócio

A gestão rural proporciona eficiência e melhores resultados para o agronegócio; conheça quais são seus 3 principais elementos

Na gestão de uma fazenda, existem três pilares fundamentais para alcançar eficiência: pessoas, processos e sistema. A combinação adequada desses três elementos proporciona uma melhor organização, acesso a informações valiosas e segurança na tomada de decisões. As pessoas, processos e sistema são interdependentes e devem trabalhar em conjunto para obter os melhores resultados. Não adianta ter um sistema tecnológico se as pessoas não estiverem qualificadas e engajadas.

Da mesma forma, processos bem definidos e executados dependem de pessoas capacitadas e de um sistema que facilite o trabalho.Ao alinhar e fortalecer os três pilares, a fazenda estará preparada para enfrentar os desafios do agronegócio e obter os melhores resultados em sua produção. A busca constante pelo aprimoramento em cada um desses pilares contribuirá para o sucesso e o crescimento sustentável do agronegócio.

1. Pessoas

 gestão rural
Os gestores podem acompanhar os dados coletados em tempo real a partir de sensores e internet. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O primeiro pilar da gestão nas fazendas são as pessoas. Atrair, capacitar e valorizar os colaboradores são ações fundamentais para alcançar bons resultados. Os profissionais qualificados e motivados são a base para o sucesso da fazenda, para tanto, é necessário investir em treinamento de forma contínua.

A gestão de pessoas também pode envolver o desenvolvimento de competências comportamentais, como trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, que são essenciais para o bom desempenho individual e coletivo. Isso favorece a troca de conhecimentos, a complementaridade de habilidades e a geração de ideias inovadoras.

Ao oferecer um ambiente de trabalho favorável, oportunidades de crescimento, remuneração competitiva e benefícios atrativos, a fazenda consegue atrair e manter profissionais qualificados e engajados. Isso evita a rotatividade excessiva de colaboradores, gerando estabilidade e continuidade para as operações da fazenda.

2. Processos

 gestão rural
A padronização dos produtos agropecuários garante a qualidade e permitem exportações para mercados exigentes. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A organização dos processos permite identificar os responsáveis por cada atividade e estabelecer fluxos de trabalho eficientes, que são passos essenciais. Processos bem definidos e padronizados permitem agilizar a execução das tarefas, reduzir erros e facilitar a identificação e solução de problemas.

Os processos devem ser adequados ao tamanho e à complexidade da fazenda, sendo simples, práticos e aplicáveis ao ambiente específico. É possível estabelecer padrões e procedimentos bem definidos para cada atividade da propriedade rural, facilitando a identificação de possíveis problemas ou gargalos na operação e a tomada de ações corretivas de forma ágil.

A análise dos processos contribui para identificar oportunidades de aprimoramento, seja na redução de custos, seja na otimização de tempo, seja na melhoria da qualidade, seja em outros aspectos relevantes para a gestão rural. Com a implementação de melhorias contínuas, a fazenda se torna mais competitiva e eficiente ao longo do tempo.

3. Sistema

Um sistema informatizado pode ser uma poderosa ferramenta para agilizar os processos, reduzir custos e melhorar a tomada de decisão. A ferramenta deve conseguir transformar os dados coletados pelas pessoas em informações úteis e relevantes. Não existe um único “melhor” sistema, pois a escolha depende das necessidades específicas da fazenda.

A gestão de sistemas permite o monitoramento e controle das atividades da fazenda em tempo real. Com o uso de tecnologias como sensores, dispositivos móveis e conectividade, o gestor da propriedade pode acompanhar informações sobre condições climáticas, monitoramento de culturas, controle de máquinas e equipamentos, gestão de estoques.

Contudo, com a crescente digitalização das informações, é fundamental implementar medidas de segurança cibernética para proteger os dados contra acesso não autorizado, perda, roubo ou corrupção. Por isso, é importante realizar backups e criar cópias de segurança dos dados, minimizando os riscos de perda ou danos irreversíveis.

Fonte: Climate Field View, Connectere, summitagro.estadao.com.br

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM