Gigante chinesa Luckin Coffee vai comprar U$ 2,5 bilhões em café brasileiro

Conforme anunciou nesta terça-feira o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, a gigante chinesa Luckin Coffee vai comprar U$ 2,5 bilhões em café brasileiro.

A rede chinesa de cafeterias Luckin Coffee está prestes a anunciar um acordo bilionário para a compra de café brasileiro, que deverá ser formalizado durante a reunião do G20 no Brasil, em novembro. Segundo informações divulgadas pela Reuters, o acordo é um passo importante para o mercado brasileiro, conforme anunciou nesta terça-feira o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, apontando que a gigante chinesa Luckin Coffee vai comprar U$ 2,5 bilhões em café brasileiro.

“Já negociamos o próximo anúncio da Luckin Coffee. Eles querem anunciar na época do G20, a compra de 2,5 bilhões de dólares de café do Brasil”, afirmou Viana ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento no Palácio do Planalto voltado para o incentivo à exportação de pequenos negócios.

Este valor chama a atenção quando comparado à receita total gerada pelas exportações de café do Brasil entre janeiro e agosto de 2024, que somaram 7,23 bilhões de dólares, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Embora o anúncio seja promissor, ainda não estão claros os prazos e os volumes envolvidos no acordo da Luckin Coffee. A empresa chinesa não foi imediatamente contatada para comentar o assunto.

Nos últimos anos, a China tem se destacado como um mercado em crescimento para o café brasileiro. Durante a temporada 2022/23, o consumo nas cafeterias chinesas aumentou 15%, alcançando mais de 3 milhões de sacas de 60 kg, de acordo com a Organização Internacional do Café (OIC).

As importações de café brasileiro pela China triplicaram em 2023, chegando a 1,48 milhão de sacas, o que elevou o país asiático ao sexto maior comprador de café do Brasil. No ano anterior, a China ocupava apenas a 20ª posição nesse ranking.

Apesar de um crescimento mais modesto nas exportações brasileiras de café para a China em 2024, com um aumento de 2,9% até agosto, o cenário deve mudar a partir de setembro, quando a nova safra de café arábica começar a entrar no mercado. Segundo Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, com o início dos embarques do arábica, a expectativa é retomar o ritmo de crescimento de dois dígitos, desde que as condições logísticas permitam.

Entretanto, desafios logísticos têm impactado o setor, com atrasos recorrentes nos embarques de café devido à escassez de contêineres, conforme destaca o Boletim Detention Zero, elaborado pela startup ElloX Digital em parceria com o Cecafé. Em agosto, 69% dos navios sofreram alterações de escalas ou atrasos, prejudicando as exportações de café nos principais portos do Brasil.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Suspensão da vacina contra influenza equina para emissão de GTA acende alerta sanitário no país

Medida recomendada pelo Ministério da Agricultura – suspensão da vacina contra influenza equina para emissão de GTA – ocorre após desabastecimento crítico de vacinas no mercado brasileiro e busca evitar paralisação do trânsito de equinos e impactos na equideocultura

Continue Reading Suspensão da vacina contra influenza equina para emissão de GTA acende alerta sanitário no país

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM