A Bunge, comerciante de grãos dos Estados Unidos, fechou acordo para se fundir com a Viterra, e criar um gigante do comércio agrícola no valor de mais de 30 bilhões de dólares; Confira!
NOVA YORK (Reuters) – A Bunge, comerciante de grãos dos Estados Unidos, está dando os últimos retoques em um acordo para se fundir com a Viterra, empresa que tem a Glencore como acionista, e criar um gigante do comércio agrícola no valor de mais de 30 bilhões de dólares, incluindo dívidas, disseram pessoas familiarizadas com o assunto nesta quinta-feira.
O negócio vem em um momento em que a guerra da Rússia na Ucrânia testa a segurança do fornecimento nos mercados globais de alimentos, com o impacto potencial do negócio sendo alvo de análise de órgãos reguladores antitruste.
A Bunge, cujo valor de mercado é de cerca de 14 bilhões de dólares e tem uma dívida líquida de cerca de 2,7 bilhões, pagará a maior parte do negócio com ações, mas também usará dinheiro e já conseguiu financiamento junto a bancos, disseram as fontes. A equipe de gestão da Bunge, liderada pelo presidente-executivo, Greg Heckman, supervisionará a empresa combinada, acrescentaram as fontes.
Os acionistas privados da Viterra, que além da Glencore incluem o Canada Pension Plan Investment Board e a British Columbia Investment Management Corp, podem assinar o acordo já neste fim de semana se as negociações forem concluídas com sucesso, disseram as fontes.
Embora o acordo esteja a caminho de ser anunciado na próxima semana, há sempre a possibilidade de que ele seja desfeito no último minuto, advertiram as fontes. O valor final do acordo pode variar com base no movimento das ações da Bunge no momento em que o acordo for assinado, de acordo com as fontes.
Glencore e a Viterra não comentaram o assunto. A Bunge não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.
O comércio de produtos básicos, como trigo, milho e soja, já está concentrado entre a Bunge e três outras grandes empresas – Archer-Daniels-Midland , Cargill e Louis Dreyfus. Coletivamente chamadas de “ABCD”, essas companhias vêm obtendo grandes lucros depois que a guerra na Ucrânia interrompeu os embarques e fez com que os preços das safras disparassem.
No ano passado, a Bunge foi classificada como a maior exportadora de milho e soja do Brasil, que é a principal fonte mundial de culturas básicas para a fabricação de ração animal e biocombustíveis, de acordo com dados do agente de transporte Cargonave. A Viterra foi a terceira maior exportadora de milho e a sétima maior exportadora de soja.
A aquisição da Viterra colocará as receitas da Bunge – de 67,2 bilhões de dólares em 2022 – em linha com a Archer-Daniels-Midland, que registrou vendas de quase 102 bilhões no ano passado. O acordo também impulsionará os negócios de exportação de grãos e processamento de sementes oleaginosas da Bunge.
Essa não é a primeira tentativa de acordo. No início de 2017, a Viterra, então conhecida como Glencore Agriculture, tentou uma aquisição da Bunge, que foi avaliada em 11 bilhões de dólares. Em maio de 2017, a Bunge rejeitou a Glencore depois que esta última fez uma abordagem informal para discutir “uma possível combinação consensual de negócios”
A Viterra expandiu seu negócio de compra e venda de grãos nos Estados Unidos por meio da aquisição da Gavilon por 1,1 bilhão de dólares no ano passado.
Fonte: Reuters
Trump teve várias interações construtivas com Lula sobre comércio, diz representante comercial dos EUA
As relações entre os dois países melhoraram nos últimos meses depois que Trump removeu, no mês passado, as tarifas de 40% sobre vários produtos alimentícios brasileiros.
Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo recorde de R$ 54,39 bilhões e pressiona produtores a repensar manejo
A alta generalizada nos insumos e a retração das revendas como fonte de financiamento empurram pequenos, médios e grandes produtores para bancos e tradings.
Por causa de ciclone, Prefeitura de SP anuncia fechamento de parques e suspensão do Natal
Ventos de 96km/h provocam o fechamento de parques e suspensão do Natal em SP. Confira os dados do apagão e a previsão de retomada.
RS: Defesa Civil confirma passagem de tornado em cidade; veja estrago
Segundo informações da Defesa Civil, durante o tornado, o município teve ventos que superaram os 100km/h e chuva de granizo.
Continue Reading RS: Defesa Civil confirma passagem de tornado em cidade; veja estrago
Produtor de tilápias consegue suspender dívidas com a Cresol em processo de alongamento
Piscicultora do Paraná obtém decisão favorável para suspender contratos de crédito rural, mesmo sendo contratados com recursos livres do Banco
Justiça do Pará alonga dívida de R$ 558 mil e garante proteção de pequena propriedade
Justiça do Pará alonga dívida rural e protege propriedades familiares em decisão que reforça direitos do produtor; processo teve início após o produtor sofrer perdas severas na lavoura A 12ª Vara Cível e Empresarial de Belém proferiu uma decisão considerada significativa para o setor agropecuário ao reconhecer o direito do produtor rural Tiago Ribeiro Hashinokuti…





