Gir Leiteiro da CRV reafirma superioridade no PNMGL

Gir Leiteiro da CRV reafirma superioridade no PNMGL

Fonte: CRV Lagoa

Os resultados do teste de progênie do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro (PNMGL), da EMBRAPA/ABCGIL, divulgados na ExpoZebu 2017, em Uberaba (MG), confirmam a qualidade da bateria da CRV Lagoa, com touros que se destacam em PTA Leite, gordura, proteína e sólidos totais, bem como possuem excepcionais resultados em avaliação linear, buscando a evolução em conformação funcional das progênies tanto em filhas puras Gir Leiteiro como nos cruzamentos para formação do Girolando.

Na edição do 25º Grupo do Teste de Progênie, saíram os primeiros resultados de 10 touros da bateria da CRV Lagoa. Primeiramente, vale destacar os resultados positivos para PTA leite (kg), atingindo 9 dos 10 touros debutantes: Big, Gradual, Gerente, Deko, Quiprocó, Oknagar, Eron, Gladiador e Destaque, conforme podemos ver na tabela abaixo.

Fonte: CRV Lagoa

A única exceção veio para o Espanhol, que saiu com resultado negativo para PTA leite (kg).

No ranking geral para PTA Leite (kg), destaques para CA Sansão, Búzios, Big, Puno, Famoso, Jaguar e Fardo.

Desta forma, a bateria da CRV Lagoa possui 4 touros no Top 10, 6 no Top 20, 7 no Top 30 e 10 no Top 50, com PTA variando de 583,9 a 163,2 kg de leite.

CRV Lagoa
Fonte: CRV Lagoa

A média do Top 4 da bateria da CRV Lagoa é de 452,9 kg de Leite, liderança absoluta no mercado nacional.

Fonte: CRV Lagoa

CA Sansão, Jaguar e Fardo continuam com sua superioridade genética, com provas de elevada confiabilidade. A prova de Sansão é a de maior acurácia e a de Fardo possui o maior número de filhas avaliadas de todo o sumário e ao longo de toda história do PNMGL; Jaguar vem com 89% de acurácia na sua prova.

Isto significa a maior segurança do mercado, com resultados técnicos mais assertivos para os criadores através do uso destes reprodutores na raça Gir Leiteiro ou na formação do Girolando.

A CRV Lagoa tem orgulho de ser a casa do Gir Leiteiro Provado, disponibilizando ao mercado nacional e internacional o que há de melhor, em sêmen convencional e sexado, desta raça leiteira que se tornou a principal referência em produção de leite, dentre todas as raças zebuínas existentes no Brasil.

Fonte CRV Lagoa